Como acompanhar a evolução nos exercícios físicos usando a Tecnologia

0

No artigo anterior, abordamos a monitoração de batimentos cardíacos, distância percorrida e velocidade usando o relógio Garmin 305 equipado com GPS. Nesta continuação, vamos usar dois outros dispositivos para medir massa, índice de massa corporal, percentual de gordura, número de passos, calorias, distância percorrida, degraus subidos, horas de sono entre outros.  Para tal, usaremos a balança Aria e o Fitbit.

Finalizaremos com dicas de como interpretar os relatórios desses dispositivos para mostrar os progressos e resultados das atividades físicas.

Balança Aria

A balança Aria consegue medir os dados citados no primeiro parágrafo e enviar via conexão wifi para o site do Fitbit (www.fitbit.com) e se você tiver a app do Fitbit no seu smartphone, já pode ver instantâneamente os dados após sincronizar a app com o site.  A medida que vamos nos pesando, essas medidas são armazenadas e é possível ver se estamos ganhando ou perdendo massa com o passar do tempo. Os relatórios a seguir são gerados na app do smartphone.

massa2-6

Acompanhamento da massa corporal durante um mês.

massa-gordura-4
Acompanhamento de massa corporal versus gordura no período de um mês.

massa-corporal-3

Acompanhamento do índice de massa corporal no período de um mês.

Como a Aria coleta essas informações com o usuário na posição vertical, há um detalhe importante que explicaremos a seguir. Pode-se constatar que ainda que a estimativa do percentual de gordura corporal por impedância bioelétrica nesta posição seja controversa e que os níveis de hidratação devam estar controlados para a realização da medida, o acompanhamento das progressões sobre os componentes corporais também é possível afirma Kalina Masset, mestre em Fisiologia do Exercício. Porém, são necessárias algumas ressalvas específicas para entender a relação entre os valores fornecidos pela balança: o BMI (IMC – Índice de Massa Corporal) que corresponde a um indicador de saúde calculado à partir de dados sobre sua massa e estatura corporais classificando sua corpulência. Este índice não leva em consideração as proporções de componentes corporais como gordura e massa magra.

Atletas de modalidades envolvendo grande volume de massa muscular podem apresentar resultado de sobrepeso ou obesidade mesmo apresentando pouca quantidade de gordura. Neste caso, é mais prudente levar em consideração as informações sobre o percentual de gordura corporal e valorizar a oscilação de massa corporal em caso de modalidades como lutas, por exemplo. Para fins de saúde, também é importante monitorar o equilíbrio dos componentes corporais, porém, em caso de sobrepeso e ou obesidade, a aquisição ou redução de 1 ponto no IMC pode corresponder a 3 ou 4 quilos em média a mais ou menos na balança. Neste caso, é recomendável acompanhar progressões semanais e mensais na fase inicial do treinamento físico quando as reduções de massa corporal são mais aceleradas e perceptíveis. Na progressão dos ciclos, aconselha-se observar progressões a cada três meses quando as perdas são progressivamente mais lentas e mais estáveis. O panorama anual deve ser considerado principalmente para periodizações de treinamento em longo prazo (macrociclos) e para acompanhamento sobre as características naturais das fases de maturação que relacionam acúmulo de gordura durante o processo de envelhecimento.

Os relatórios da app cobrem dados de 1 semana, 1 mês, 3 meses e um ano. No site (www.fitbit.com) existem mais relatórios e é possível adicionar mais dados como coleta de pressão arterial, calorias ingeridas, litros de água bebidos etc. O site também permite adicionar amigos para visualizar os nossos dados. Isto é muito bom para quem está sendo supervisionado por um profissional da saúde/educação física para ouvir opiniões sobre os nossos progressos ou a falta de.

O Fitbit

O Fitbit coleta dados sobre passos dados, distância percorrida, calorias queimadas e degraus de escada subidos. Esses dados estão tanto na app quanto no site.  Abaixo, iremos exibir alguns gráficos da app.

fitbit-passos-2
Acompanhamento de passos dados em um período de um mês.

fitbit-calorias-1
Acompanhamento de calorias queimadas em um período de um mês.

As informações de distância e queima calórica geradas pelo Fitbit podem ser comparadas com as fornecidas pelo relógio com GPS.

Os gráficos podem revelar com maior exatidão o gasto calórico e o tipo de esforço entre passadas e subidas. A grande vantagem dos relatórios do Fitibit é a inserção de informações que dialogam com os resultados produzidos pela movimentação diária e o acompanhamento da regularidade deste movimento. Esta evolução tende a ter efeito de motivação de seu usuário na busca de metas diárias propostas.

Unindo todas as Informações

A união dos dados de todos os dispositivos podem fornecer informações valiosas para não apenas mostrar os exercícios feitos, mas como nosso corpo está respondendo. Ao comparar o esforço, distâncias percorridas, frequência cardíaca e as variações de massa, um profissional da saúde pode tirar várias conclusões e nos orientar para fazermos os ajustes necesários para termos os resultados almejados: perder gordura, ganhar massa musuclar, ganhar condicionamento físico etc. E tudo isso pode ser feito a distância e 24h por dia.

Portanto, esses três recursos tecnológicos juntos podem ser complementaes na ajuda a profissionais da área oferecendo informações preciosas e necessárias para otimizar a definição de cargas de exercícios físicos em função de objetivo principal do treinamento. O planejamento pode ser assegurado pelo controle da especificidade do exercício físico (relógio Garmim), sua regularidade (Fitbit e e feito sobre a ponderação metabólica (Balança Aria), aumentando as possibilidades de êxito.

A tecnologia ligada a saúde está evoluindo muito rápido e permite controlar com muito mais facilidade os resultados de atividades esportivas e a nossa saúde. Existem muitas oportunidades nesta área não só para a criação de novos dispositivos como relógios inteligentes, mas para aplicativos para analisar os dados coletados por eles. A maioria permite exportar os dados em vários formatos para serem lidos por outros aplicativos (uma planilha, por exemplo). Novas empresas focadas na construção de apps estão surgindo unindo os conhecimentos de programação e medicina.

Nota – Este é o último de dois artigos  

Flavio Amaral é graduado em ciências da computação pela UFRN e possui mestrado em engenharia elétrica pela UFRN. Desde 1994 trabalha com internet e acompanhou a evolução da mesma do mundo acadêmico para o comercial e do dial-up para a banda larga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.