Sabesp investe R$ 29 milhões na construção de sala cofre

0

A Aceco TI foi selecionada para a construção da nova sala cofre da Companhia de Saneamento Básico do Estado de S. Paulo (Sabesp), no bairro de Ponte Pequena, em São Paulo, cujo investimento de cerca de R$ 29 milhões e tem previsão de conclusão para agosto deste ano.

A implantação da sala cofre de 97m², visa fornecer um ambiente de alta disponibilidade e segurança para suportar a nova plataforma de aplicativos da empresa, baseada em SAP (macroprocessos administrativos, financeiros e BI) e NetSuite (macroprocessos comerciais e serviços), em substituição aos antigos sistemas suportados em mainframes.

Um dos destaques do novo ambiente, além da segurança oferecida e certificada pela ABNT/INMETRO que protege os equipamentos contra fumaça, água e outras ameaças externas, é o sistema de detecção e combate a incêndio, que analisa constantemente o ar, por meio de laser e microprocessadores. Ao menor sinal de partículas liberadas por sobreaquecimento de materiais, o sistema aciona um alarme e expele um gás capaz de extinguir qualquer foco de incêndio, pela redução do nível de oxigênio no ambiente, impedindo o avanço do processo de combustão e protegendo os equipamentos dentro da própria sala-cofre.

Esta não é a primeira vez que a Aceco TI e Sabesp trabalham juntas. Em 2012, a empresa foi responsável pela ampliação da sala-cofre da unidade de Pinheiros, também em São Paulo, para 128m², e a implementação de um Centro de Controle Operacional para supervisionar e comandar as operações 24/7.

Hoje, o datacenter já é comandado por um Centro de Comando localizado em Pinheiros. Após a entrega da sala cofre de Ponte Pequena, as duas estruturas serão integradas, trabalharão em sincronia, e terão monitoramento remoto por meio do Data Center Infrastructure Management (DCIM), conjunto de soluções para gerenciar e oferecer aos administradores uma visão holística do desempenho de um data center de modo que a energia, equipamentos e espaço físico sejam utilizados da forma mais eficiente possível.

Com os constantes investimentos nos sistemas e infraestruturas que suportam os serviços, os consumidores das 365 cidades onde a companhia atua "serão beneficiados pela garantia de total segurança e disponibilidade de seus dados de consumo," conforme explica Osvaldo Pazianotto,  superintendente de TI da Sabesp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.