Plataforma criada por brasileiro reduz tempo de desenvolvimento de novos remédios

0

Uma etapa fundamental para a criação de novos medicamentos, a pesquisa clínica movimenta mais de US$ 50 bilhões por ano em todo o mundo. Todos os anos, a indústria farmacêutica seleciona centros de pesquisa de ponta para sediarem esses estudos, um trabalho colaborativo que envolve os principais laboratórios, hospitais e universidades de medicina. Nesse processo, porém, o Brasil ainda possui um papel secundário – apenas 1% da pesquisa clínica mundial é realizada no país, um percentual muito menor do que o de países como Estados Unidos (44,1%), Rússia (1,6%), Coréia do Sul (1,4%), China (1,4%) e Índia (1,2%).

"Há um grande problema de comunicação. A indústria farmacêutica tem dificuldade para encontrar centros médicos especializados em determinadas doenças e os centros, por sua vez, precisavam passar por um processo bastante burocrático para se inscrever nas pesquisas. O resultado disso é uma ineficiência geral no processo de desenvolvimento de novos medicamentos", afirma Fábio Thiers, médico brasileiro e PhD pela divisão de Ciências da Saúde & Tecnologia de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Analisando esse cenário, ele desenvolveu uma plataforma global gratuita para facilitar a participação em pesquisas clínicas – o ViS (www.visresearch.org).

O ViS é uma plataforma online que simplifica e distribui toda a informação relevante para a seleção dos centros de pesquisa. Ela agrega dados sobre os 400 mil centros de pesquisa espalhados pelo mundo, assim como sobre as cidades, estados e países em que estes centros operam. "Temos uma solução pioneira que integra de forma eficiente e intuitiva os dados técnicos gerados por nós e os perfis dos centros de pesquisa, com acesso gratuito", explica.

O mapeamento de toda a infraestrutura de pesquisa global (centros, pacientes, pesquisadores, entre outros dados) foi feito por algoritmos desenvolvidos pelo Dr. Fabio Thiers desde 2003, começando quando ele era pesquisador na Harvard e subsequentemente como diretor do Programa de Pesquisa sobre Planejamento de Pesquisa Clinica Global no MIT. Essa atividade levou a importantes publicações, como o principal artigo de referencia no assunto publicado na Nature Reviews em 2008.

Novos remédios mais rapidamente

O grande ganho para a sociedade é que a plataforma ViS torna mais ágil o processo de criação de novos remédios. "É uma tecnologia muito inovadora, que pode diminuir de 6 meses a um ano o tempo médio de desenvolvimento de um medicamento", explica o Dr. Gustavo Kesselring, diretor de Engajamento Global de Centros de Pesquisa do ViS. Atualmente, uma nova droga pode levar entre 9 e 12 anos para chegar ao público.

A indústria farmacêutica também é beneficiada com a redução nos custos das pesquisas clínicas. Segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa, em média US$ 10 bilhões são desperdiçados todos os anos por causa de ineficiências na seleção de centros de pesquisa, o que representa de 15% a 20% do valor total utilizado nas pesquisas clínicas. Com a utilização da plataforma ViS, a economia para indústria como um todo pode chegar a US 5 bilhões. Esta redução de custos e ganho em velocidade deve permitir que o desenvolvimento de certos medicamentos se viabilizem economicamente, especialmente os que afligem pacientes em países emergentes como o Brasil.

Para o Dr. Gustavo Kesselring, o aspecto colaborativo global é a pedra fundamental do ViS. "Tudo funciona porque, além dos ganhos de eficiência, o ViS traz para os centros uma oportunidade única e gratuita de se conectar globalmente. Hoje esses centros gastam muito com marketing ou respondendo questionários. Por meio do ViS, os pesquisadores poderão colaborar nas pesquisas clínicas globais, receber novos investimentos e focar no que é o principal: a ciência e os pacientes", destaca.

Como funciona

Para participar, os centros de pesquisa podem se registrar gratuitamente no site http://www.visresearch.org. Após um simples processo de identificação dos responsáveis pelo centro, estes podem usar as ferramentas do sistema para a criação rápida de perfis para cada doença estudada. A informação disponibilizada fica sob controle do centro e inclui tudo que é comumente perguntado para eles em questionários da indústria, incluindo dados de como infraestrutura, pacientes, time, pesquisas, rede de colaboradores entre outros.

As empresas farmacêuticas também terão um login gratuito e podem procurar por centros de pesquisa filtrando por doenças ou localidade. Ao clicar no nome do centro, terão as informações atualizadas disponíveis e poderão tomar decisões mais apuradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.