TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ranking de sistemas de bancos de dados mais usados em 2015/2016

Postado em: 12/04/2016, às 22:38 por Cláudio Boghi

Uma boa definição de banco de dados seria: "uma coleção organizada de dados relacionados a um assunto relevante".  Para Gustavo Furtado, engenheiro de computação, banco de dados são coleções de dados interligados e organizados para fornecer informações. Para entender um pouco mais, as informações que extraímos dos bancos são formados por um conjunto de dados. O dado é algo que podemos quantificar e qualificar, como a idade, que pode ser proveniente da data de nascimento ou endereço ou telefone, e muitas vezes sozinho ele não faz sentido, por isso precisamos unir vários dados relevantes a um assunto para chegarmos às informações.

Para controlar os dados e também os usuários, se faz necessário um sistema de gerenciamento de banco de dados que tem sua origem em meados da década de 1970, com um sistema chamado R da IBM, que permitia construir consultas dinâmicas no embrião da SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada), que na época se chamava de "SEQUEL". Esse sistema hoje é chamado SGBD (Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados). O SGBD é um conjunto de aplicações de software que permite gerenciar os bancos de dados nos aspectos das 3 visões: externa, conceitual e interna.

Baseado nessas 3 visões, a empresa Austrian IT Consulting elaborou uma pesquisa a partir de um método abrangente que é constituído de indicadores que correspondem às menções em websites de busca mais conhecidos, como Google e Bing, assim como a frequência dos debates técnicos dos SGBDs em fóruns respeitados no assunto, entre eles: Stack Overflow and DBA Stack Exchange. Foi também analisado o número de ofertas de empregos e os profissionais que mantêm seus currículos em redes sociais do tipo Linkedin, bem como menções no Twitter. Por meio desses indicadores, promoveu-se uma nota numérica que permitiu ranquear os SGBDs mais utilizados e populares.

A seguir, os 50 SGBDs mais mencionados na pesquisa da empresa de consultoria.

Tabela Ranking banco de dados  -  SGBDs

Fonte: Austrian IT Consulting, disponível em: http://db-engines.com/en/. Acesso em: 01/04/2016.

Analisando os 10 primeiros SGBDs, temos Oracle em 1º lugar com uma pequena queda no mês de março comparado com o mês de abril de 2015. Apesar de uma queda em relação ao ano passado, o MySQL se mantém no 2º lugar e pode aparecer em 2017 em primeiro lugar. Em 3º lugar está a Microsoft SQL Server, que vem caindo de pontuação em relação a março/2016 e também a 2015. O MongoDB, um banco de dados não SQL (NoSQL), assim como o PostgreSQL (este Relacional) estão muito bem no 4º e 5º lugares, respectivamente. Com queda, o DB2 da IBM ainda se mantém em 6º lugar, sendo muito utilizado em computadores de grande porte (mainframe), principalmente no ambiente de varejo e bancos. Microsoft Access, em queda, no 7º lugar, deve perder a posição para o Cassandra, no 8º lugar, em 2017. Redis (9º lugar) e SQLite (10º lugar) estão subindo, pois ainda não há pontuação suficiente para galgar mais posições.

Com esta pesquisa, espero ter ajudado a analisar melhor os SGBDs no mundo e no Brasil.

Cláudio Boghi, professor do curso de Sistema de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , ,

4 Comentários

  1. Avatar Pedro Souza disse:

    Excelente matéria

  2. Avatar Patricia Furlan disse:

    Até que enfim alguém fez uma matéria de altíssimo nível. Parabéns pelo o artigo.

  3. Avatar Chavez disse:

    Bem educativo, gostei muito.

  4. gostaria receber informações para cadastro credito consignado

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial