Outro nível de investimento em TI

0

Tomar decisões corporativas com assertividade e prudência está entre as competências que mais tiram o sono dos executivos. Eles sabem que as escolhas feitas podem determinar o sucesso de uma empresa no presente e preservar as oportunidades futuras. Por isso, é preciso usar todo o conhecimento e experiência disponíveis no momento de planejar estratégias. Na área de Tecnologia da Informação (TI), a mais estratégica decisão a ser assumida por um gestor hoje é: contratar um serviço de terceirização completo ou especializado?

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a tecnologia é a grande catalisadora da produtividade, da eficiência e da inovação nas empresas modernas. O setor de TI, que antes era responsável apenas por suporte técnico, passou a estar atrelado ao desenvolvimento criativo, às oportunidades de negócio e à rentabilidade, além de ser fundamental para uma melhor aplicação dos recursos, por meio da melhoria dos processos internos. Essa vantagem competitiva é a razão pela qual as corporações precisam manter como prioridade o investimento em tecnologia se quiserem se tornar ou continuar relevantes – e isso em qualquer segmento de mercado.

A boa notícia é que, mesmo diante das incertezas da economia mundial, os gastos globais das empresas com TI devem continuar em alta considerável até o fim de 2013. Segundo projeções do mercado, o segmento deve crescer 4,1% em todo o mundo na comparação com 2012, com destaque para os serviços de TI, que devem ter crescimento acima de 5% em relação ao ano passado, e o setor de softwares empresariais, que deve avançar 6,4%.

Nos últimos anos, os recursos corporativos para TI tradicionalmente eram direcionados para contratos rígidos de terceirização de produtos e serviços, que cobriam toda a estrutura organizacional. Em muitas empresas, o departamento rapidamente começou a se tornar um dos mais custosos e burocráticos. Com a disseminação da cloud computing (computação em nuvem), no entanto, teve início uma revolução silenciosa no setor. Um novo formato surgiu, combinando contratos flexíveis, aquisição de serviços sob demanda e, principalmente, a tecnologia em nuvem.

A computação em nuvem já é utilizada cotidianamente pelos usuários de internet sem que eles percebam. Ao acessar arquivos e executar tarefas online, sem instalar aplicativos no computador, eles estão utilizando a nuvem. Hoje, é possível editar documentos e fotos, ouvir músicas, assistir a filmes e contatar pessoas sem instalar qualquer programa, utilizando apenas a conexão de internet. Os arquivos e programas ficam hospedados em uma rede remota, não no computador do usuário, e são acessados por meio de qualquer navegador de internet. São muitas as vantagens: mobilidade, rapidez, segurança, comodidade, portabilidade. O tráfego global em nuvem deve aumentar seis vezes até 2016, de acordo com previsões do Índice Cisco Global Cloud.

Nas empresas, o funcionamento da cloud computing é similar. Os modelos de comercialização e distribuição chamados de Software as a Service (Software como Serviço) e Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço) são a fronteira em TI corporativo atual. Nesses casos, diferentemente da tradicional terceirização, a empresa pode adquirir apenas os softwares ou os componentes de infraestrutura (como servidores e banco de dados) necessários, que serão acessados por meio da nuvem. Desse modo, os recursos empregados passam a cobrir apenas as reais necessidades das companhias e o fornecedor fica responsável pelas tarefas de implantação, gestão e manutenção em áreas específicas. Além disso, o pagamento varia conforme o uso dos serviços adquiridos, por meio de um acordo conhecido como SLA (Service Level Agreement – ou Acordo de Nível de Serviço), transformando custos fixos em variáveis. Isso significa mais agilidade (empresas que prestam esses serviços são especializadas), custos menores (é o core business dessas companhias) e mais segurança (a responsabilidade fica com a prestadora).

Para os gestores, a dificuldade advinda desse formato de contratação de serviços está em saber quais deles são necessários e quando migrar para uma solução diferente. No entanto, cada vez mais o orçamento de TI deixa de ser um planejamento centralizado e de responsabilidade de um único executivo e passa a ser construído por gestores de todas as áreas, favorecendo um plano que compreenda melhor a infraestrutura e as atividades de cada setor da companhia.

Para que esse novo modelo seja aceito nas corporações, é preciso superar muitos desafios e resistências impostos pela própria cultura organizacional, principalmente nas pequenas e médias empresas. Ele exige um gerenciamento operacional mais complexo, porém com ganhos em produtividade e redução considerável de gastos em comparação à terceirização completa. Refletir sobre o que realmente é válido incluir na estratégia corporativa é uma virtude que será cada vez mais importante no mundo dos negócios. Nem sempre um pacote mais completo é a solução total para as necessidades de uma empresa. 

Ivan Semkovski é especialista em Tecnologia da Informação e COO da Globalweb Outsourcing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.