Unicamp pretende criar banco de dados genômicos da população brasileira

0

A Unicamp será a primeira universidade da América Latina a fazer parte  da aliança global de Medicina Genômica, com a qual pretende criação de um banco de dados genômicos da população brasileira, em conjunto a GA4GH e os três Cepids da Unicamp (Brainn, OCRC e CCES).

Peter Goodhand, diretor executivo da Global Alliance for Genomics and Health (GA4GH), esteve na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp no dia 3 de junho, proferindo a palestra "The Global Alliance for Genomics and Health: a model for international collaboration in genomic medicine".

A GA4GH é uma organização internacional que tem por objetivo fomentar projetos para o compartilhamento de dados genômicos e clínicos entre grupos do mundo todo para acelerar os conhecimentos na área da medicina genômica e aplicá-los em benefício aos pacientes.

Um dos grupos mais importantes dentro da GA4GH é o que lida com os aspectos éticos do armazenamento em banco de dados e do compartilhamento ético e responsável desses dados entre os grupos de pesquisa do mundo todo.

De acordo com a médica geneticista da FCM Íscia Lopes-Cendes, a Unicamp será a primeira Universidade da América Latina a fazer parte da GA4GH. "O processo de filiação começou no Departamento de Genética Médica da FCM e tramita agora na comissão de extensão da faculdade. Em seguida, segue para instâncias superiores da Universidade para assinatura, por trata-se de convênio internacional", explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.