Como a migração para a nuvem conduzirá a transformação digital

0

Empresas em todo o mundo estão usando serviços externos de hospedagem e nuvem para suportar sua infraestrutura, aplicações, segurança e transformação digital – e não há sinais que isso diminuirá. De acordo com a IDC, o gasto total com infraestrutura de TI implantada em ambientes de nuvem deverá atingir US$ 44 bilhões neste ano.

O cloud-first, e em alguns casos, o cloud-only está se tornando a regra. A tendência é que a nuvem seja o padrão para implantação de software. O mesmo vale para o software personalizado, que cada vez mais é projetado para alguma variação de nuvem pública ou privada. O vice-presidente de pesquisa do Gartner, Jeffrey Mann, acredita que, em breve, toda organização terá algo na nuvem.

A IDC prevê que, até 2020, os gastos das organizações em serviços em nuvem, incluindo hardware, software, implementações e gerenciamento, excederão US$ 500 bilhões. Um dos principais fatores para mudar para a nuvem é melhorar a eficiência, colaboração e produtividade no local de trabalho, introduzindo a tecnologia que os usuários desejarem usar.

Empresas escolherão pacotes de serviços

Os provedores de hospedagem e de nuvem frequentemente se posicionam como principais capacitadores da infraestrutura. Uma pesquisa da 451 Research estima que apenas 30% dos orçamentos empresariais para hospedagem e nuvem sejam gastos em serviços de infraestrutura. Os 70% restantes acabam indo para outras despesas, principalmente serviços de aplicativos, gerenciamento e segurança.

Os mercados de IaaS e SaaS não gerenciados são dominados por vendedores de grande escala, mas os provedores de serviços gerenciados podem suprir a demanda existente por serviços agrupados e tambem pela flexibilidade na customização de serviços híbridos na nuvem. As empresas estão à procura de um conjunto diversificado de serviços de hospedagem e nuvem, que inclui infraestrutura e hospedagem de aplicativos, bem como serviços gerenciados e de segurança fornecidos em torno deles. Para isso, provedores que têm a capacidade de integrar distintas tecnologias, agrupando redes, software, infraestrutura e seguranca, têm melhor capacidade de atender as necessidades do mercado.

A nuvem pública continua a crescer

À medida que o mercado de nuvem amadurece, mais organizações procuram adotar esses serviços. De acordo com o Gartner, o principal fator para a adoção da nuvem pública é a modernização da TI, seguido pela economia, inovação e agilidade, o que mostra um uso sofisticado e estratégico dos serviços de nuvem pública. Esses serviços não apenas são usados para gerar economias e inovação, mas também como base para a transformação digital.

O potencial de economia da implementação de IaaS e SaaS para os departamentos de TI também estão ajudando a impulsionar o mercado de nuvem pública. Em alguns casos, a adoção da nuvem pública gera a economia de até 14% do orçamento, segundo Sid Nag, diretor de pesquisas do Gartner.

A computação flexível é uma tendência que deve ajudar as empresas a migrar seus aplicativos empresariais para a nuvem, proporcionando mais extensão para a TI e agilidade para os negócios. Além disso, prepara o terreno para a nuvem híbrida, que segundo o Gartner, será o uso mais comum, e exige a nuvem pública para fazer parte da estratégia global. Como alguns recursos de TI estarão disponíveis apenas na nuvem, as empresas que ainda estão resistentes à adoção, serão forçadas a migrar.

A nuvem é o motor por trás da transformação digital

Nosso mundo conectado 24/7 está mudando a forma como as organizações fazem negócios. Uma transformação digital bem-sucedida é fundamental para que as empresas não percam espaços. E a nuvem é crucial na construção de uma infraestrutura pronta para uso digital.

A transformação digital é prioridade para a maioria dos CIO, já que a internet e a nuvem têm efeito tectônico sobre como as operações de negócios estão estruturadas. A Forrester prevê que os orçamentos de transformação digital superarão a marca de bilhões de dólares este ano.

Da nossa parte, dentre as varias empresas que estamos ajudando na transformacao digital, destacamos a Agência Espacial Europeia (ESA), onde implantamos uma solução de nuvem privada confiável, flexível e robusta que já está aumentando a colaboração e proporcionando melhora da produtividade em locais geograficamente remotos. A capacidade de construirmos uma solucao completamente redundante em uma arquitetura segura e possibilitando um modelo "self-service" é vista como um grande diferencial. Assim, melhoramos a qualiade do servico e habilitamos os usuarios a focarem em seus clientes, ao inves de gastar tempo gerenciando uma infraestrutura complexa.

Maturidade da nuvem

A nuvem permite que as organizações cresçam mais rápido, funcionem com agilidade e operem em qualquer lugar. Muitas empresas já transferiram suas aplicações inovadoras e ágeis para a nuvem. Agora é hora de migrar seus aplicativos legados, para que tudo se encaixe perfeitamente.

Samir El Rashidy, diretor de Soluções, Serviços e Pré-vendas para América Latina na Orange Business Services.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.