IBM apoia projeto de reestruturação da rede wireless da PUC-Campinas

0

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) contou com o apoio da IBM para reestruturar a sua rede wireless nos três campi localizados na cidade.

A solução adotada foi o Cisco Unified Wireless Network, que centraliza em uma única ferramenta o provisionamento, a integração e o gerenciamento de todos os componentes da rede.

A implementação feita pela IBM abrangeu a configuração de ativos, suporte durante a migração para a nova solução e aplicação da metodologia site-survey, para identificação de áreas sem cobertura ou com baixa performance.

A universidade enfrentava alguns desafios com a antiga infraestrutura de rede. O sistema não era escalável, cada dispositivo era configurado e gerenciado de forma independente, sem um processo unificado.

Além disso, a falta de mapeamento dos pontos de acesso existentes em cada local e de ferramentas adequadas para rastreamento dos usuários e identificação de problemas tornava a operação do ambiente complexa.

A baixa performance da plataforma permitia velocidade de banda de apenas 54 Mbps.

A solução da Cisco provisiona os pontos de acesso e, a partir deles, irradia três redes wireless: uma corporativa, outra acadêmica (para alunos e professores) e outra para convidados.

Cada uma delas possui um método de autenticação e uma rede, que funciona de forma independente e configurada especificamente para o perfil do usuário.

Os usuários corporativos são autenticados e caem numa rede isolada. Já o usuário "acadêmico" é autenticado através de um portal de captura que simplifica a usabilidade, enquanto o perfil "convidado" exige a criação de contas temporárias e permite apenas a conexão web externa, sem acesso interno.

Além da melhoria da performance e a disponibilidade da rede wireless, o processo de conexão ficou mais simples: o total de acessos simultâneos à rede aumentou em 60% após a implementação da nova infraestrutura.

Já o time de tecnologia da informação (TI) da universidade passou a administrar a rede wireless de forma simplificada e a partir de um único ponto de gerenciamento, o que facilita o trabalho de manutenção e reduz consideravelmente o custo operacional e o tempo de resolução de problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.