Brasília amplia o alcance e capacidade de conexão da rede metropolitana

0

A expansão da Rede Gigacandanga, na Universidade de Brasília (UnB), será inaugurada na tarde desta segunda-feira, 13, totalizando 380 quilômetros de cabos ópticos.

Desenvolvida em tecnologia óptica para transmissão de dados em alta velocidade, a rede metropolitana é coordenada pela UnB e foi projetada em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

A expansão acontecerá em duas fases. "Nesta primeira fase, serão entregues 180 quilômetros, beneficiando as cidades de Planaltina, Gama e Ceilândia", explica Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP, acrescentando que a expansão é baseada em um plano piloto de 2007.

Com possibilidade de conexão de 10 Gbps, essas regiões passarão a ter acesso ao desenvolvimento de pesquisas científicas e serão integradas a universidades e unidades de pesquisa, como a própria UnB e o Instituto Federal de Brasília.

"A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também será beneficiada na troca de informações", acrescenta o professor Leonardo Lazarte, presidente do Comitê Gestor da Rede Gigacandanga.

A rede metropolitana de Brasília foi desenhada para suportar projetos de desenvolvimento nas áreas de pesquisa e educação e faz parte da Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.