Cinco passos para uma aplicação eficaz da Inteligência de Dados em sua empresa

0

Toda organização está sempre em busca do aumento no resultado das vendas. O que muitas não percebem é que, com o avanço da Transformação Digital, a geração de oportunidades de crescimento passa pelos insights obtidos por meio de informações que já existem na empresa. Essas informações ajudam os líderes a visualizar melhorias de produtos, ajustes de processos, novas formas de alcançar clientes e, consequente, atingir as metas comerciais.

É neste cenário que as soluções de Inteligência de Dados demonstram sua utilidade e importância, oferecendo ferramentas inovadoras para o uso das informações geradas pelas mais diversas fontes e pontos de interação entre os clientes e as companhias. Esses sistemas transformam os dados obtidos por meio de sensores, programas, equipamentos, processos e interações com os consumidores em um conjunto de informações realmente útil e aplicável ao desenvolvimento dos negócios.

O sucesso da aplicação desse tipo de solução, porém, exige mais do que a simples pesquisa por tecnologias e sistemas adequados ao perfil das companhias. Para gerar valor a partir de informações digitais é preciso também compreender que a estratégia de integração e utilização desses dados é vital.

Para uma estratégia bem-sucedida de implementação de um projeto de Inteligência de Dados, destacamos cinco ações práticas: 

  1. Entenda como aperfeiçoar processos por meio da Inteligência de Dados. Com o aumento da importância da tecnologia dentro dos processos produtivos, torna-se fundamental que as companhias entendam quais são e onde estão suas fontes de informação e de que forma a utilização de uma solução de análise poderá ser realmente útil. Identificar os dados que estão à disposição e quais processos podem ser melhorados com o uso de sistemas poupa esforços, tempo e recursos durante todas as etapas de implantação do projeto, aprimorando a estratégia de ação dos líderes de TI e gestão.
  1. Estabeleça uma cultura que valorize os dados. A utilização inteligente das informações depende da aplicação de uma solução inovadora e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento de uma cultura voltada à busca por insights estratégicos a partir dos dados gerados por cada área ou plataforma envolvida. Engajar os profissionais para que se envolvam com o tema certamente ajudará a maximizar os resultados obtidos a partir da inovação digital.
  1. Pesquise as novidades do mercado e avalie quais são as indicadas para sua empresa. Existem várias opções de soluções e recursos endereçados à utilização das informações, com funções e características específicas. Por isso, é importante checar as funcionalidades e exigências dos sistemas avaliados para garantir a máxima adequação à rotina da sua companhia. O mercado oferece soluções de gerenciamento de dados mestres, por exemplo, que permitem a configuração e o ajuste multiplataforma, integrando diferentes fontes de dados em um ambiente único. Pondere sobre essas oportunidades e quais são as mais indicadas para seu ambiente. 
  1. Escolha um parceiro preparado para suas demandas. No momento da escolha, é importante verificar itens como performance, praticidade e agilidade, analisando como influenciarão na utilização prática da solução dentro da operação diária. O objetivo é que a ferramenta adotada traga vantagens reais à equipe, poupando tempo e gerando inteligência para basear as decisões. Observe como o software escolhido realmente pode ser melhor aproveitado e de que maneira é possível mitigar os impactos de sua implantação. Certifique-se de ter um parceiro com experiência reconhecida e que ofereça apoio durante toda a implantação. 
  1. Invista no treinamento contínuo dos usuários finais. O sucesso da aplicação de uma solução de Inteligência de Dados não termina com a integração do sistema ao dia a dia da companhia. É fundamental envolver os colaboradores na operação das ferramentas, de forma contínua, agregando as inovações e aproveitando todas as possibilidades de melhoria, de forma a agregar valor prático à utilização dos recursos. Isso permitirá que a solução escolhida de fato impulsione a geração de negócios e, ao mesmo tempo, simplificará os processos de gestão da empresa em busca de melhorias técnicas e operacionais.

Esses passos formam um plano de ação para que as empresas possam utilizar seus ativos de informação de forma mais prática, rápida e interativa, com o apoio dos sistemas mais modernos de gerenciamento de dados.

Ao adotar essa estratégia, as organizações terão um caminho prático para antecipar tendências, conhecer melhor seus clientes e agregar diferenciais para seus produtos e serviços, aumentando o potencial competitivo diante da concorrência. Com uma visão melhor dos ativos da organização, os líderes podem tomar decisões mais eficientes para os negócios e, assim, alcançar seu objetivo principal: maximizar o retorno sobre o investimento feito.

Marco Ferraz, engenheiro de Soluções Data Intelligence da ASG Technologies, Inc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.