O Big Data e a necessidade das organizações

0

Tenho testemunhado uma série de debates em torno do Big Data. Especialistas de diversos setores compartilham suas opiniões sobre como as organizações devem abordá-lo, e fica evidente que as grandes organizações são as primeiras a adotar a tecnologia, uma vez que estas dispõem de grande volume de dados de clientes e parceiros. No entanto, permanece o fato de que as pequenas e as médias empresas não devem ficar de fora.

Existem várias definições em torno do Big Data, que podem ser resumidas na necessidade de gerenciamento e análise de grande volume de dados, sejam eles estruturados ou não. Deste modo, semelhante às grandes organizações, as pequenas e as médias empresas também têm acesso a informações oriundas de diversas fontes, incluindo as plataformas de mídia social, relacionamento com clientes e transações financeiras. No entanto, capturar e analisar esses dados não são tarefas fáceis.

Por isso, não é surpreendente que companhias de todos os portes estejam investindo em soluções de Big Data. De acordo com os resultados de uma pesquisa efetuada pela consultoria Techaisle IT, os investimentos globais com Big Data alcançarão US$ 3,6 bilhões até 2016, em 2012, esse número foi de US$ 867 milhões. A pesquisa também destaca que 18% das empresas estão desenvolvendo projetos de Big Data, enquanto 25% estão pesquisando sobre o assunto. No entanto, as 57% restantes ainda ignoram essa tendência.

Então, por que a maioria das organizações ainda não investe nesta iniciativa? Uma razão pode ser a dúvida, ainda existente, sobre como as informações extraídas podem trazer benefícios aos negócios. Além disso, as soluções disponíveis para gerenciar o Big Data exigem especializadas habilidades de TI, o que nem todas as companhias possuem.

Para reforçar a importância desta questão, o Brasil é o lar de um grande número de pequenas, médias e grandes organizações e nenhuma pode se dar ao luxo de fugir do Big Data, pela simples razão do enorme volume e valor dos dados envolvidos. Por esse motivo, os provedores de soluções devem estar atentos, pois existe uma grande oportunidade de negócios para as corporações que oferecerem soluções de Big Data escaláveis e eficientes, que se encaixem as necessidades de cada organização, independentemente do seu tamanho. 

Helton Santana, arquiteto de Soluções da Software AG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.