Pesquisa global mostra tendências em gestão de mudanças

0

A IFS, empresa de software de gestão empresarial, revela os resultados de uma pesquisa com mais de 1000 formadores de opinião na área de TI de companhias em 12 países. A pesquisa ouviu uma série de indústrias, incluindo manufatura industrial, construção, varejo entre outras. O resultado mostrou que 93% dos entrevistados estão abertos às mudanças e as veem com uma oportunidade para seus negócios.

Dois terços dos entrevistados concordam que quando se trata de gerenciar as mudanças dentro de uma organização, ter um forte senso de direção da empresa, objetivos claros de negócios e uma liderança efetiva são os fatores mais importantes. Quando questionados sobre quais as três mais influentes mudanças sociais ou mercadológicas que impactam em seus negócios, 68% dos participantes indicaram que uma mudança nas demandas do cliente é o fator mais influente que afeta as empresas de hoje.  Em 37% dos casos, as decisões tomadas pelo board são consideradas como a segunda mais importante mudança, seguidos pela disponibilidade de bens e serviços (selecionado em 29% do tempo).

No entanto, a pesquisa revela uma diversidade de opiniões dos entrevistados em diferentes partes do mundo e de diferentes indústrias quando se trata de fatores influentes sobre a mudança. Os resultados principais incluem:

  • Na China, os tomadores de decisão de negócios do board destacam-se como extremamente influentes (65% para os entrevistados na China em comparação à 37% globalmente), especialmente em contraste com a falta de influência percebida do comportamento de funcionários e regulamentações legais locais e internacionais (11% e 6% dos entrevistados, respectivamente, comparado aos valores médios globais de 21% e 20%).
  • As tecnologias disruptivas são consideradas altamente influentes na Alemanha (selecionada 44% das vezes) e China (selecionada 42% das vezes), em comparação com a média global de 25%.
  • A região de Benelux e da Noruega são as partes do mundo onde o comportamento dos funcionários detém o maior peso nos negócios, 44% em ambos os países comparado com a média global de 28%. Em contraste, eles dão pouca importância ao impacto das leis locais e regulamentações, bem como as mudanças governamentais, com uma média de apenas 11% para as mudanças governamentais e 7% para as leis locais selecionadas pela Suécia, Noruega e Dinamarca.
  • De todos os países entrevistados, os executivos do Brasil disseram, em 81% dos casos, que a mudança de requerimentos legais e ou a mudança de governo têm grande impacto nos negócios, em comparação com 38% dos casos globalmente. Isto contrasta drasticamente com a Alemanha, onde as mudanças de governo e leis locais são consideradas importantes em apenas 2% dos casos.
  • Os negócios do Reino Unido prestam mais atenção às mudanças na disponibilidade de produtos e serviços, com uma média de 51% das repostas, comparado com a média global de 29% das escolhas.
  • Os entrevistados na França atentam-se para fusões e aquisições mais que qualquer outro lugar, com 41% dos entrevistados, o dobro da média global que é de 20%.
  • A Espanha é a única em enxergar o board como tão influente quanto a demanda do cliente, ambos com 59% da taxa de seleção.
  • Os entrevistados na América do Norte dão mais importância às mudanças de governo, com uma média de 37% da taxa de seleção, contra a média global de 18%.

Existe também algumas divergências notáveis de opinião em diferentes indústrias. O impacto da disponibilidade de produtos e serviços não é considerada tão influente no setor de construção como no setor de manufatura e varejo (escolhido em 22%, 41% e 45% dos casos respectivamente). Enquanto isso, na construção as mudanças governamentais são consideradas fatores mais significantes do que no setor de varejo e manufatura, selecionadas por 26% em oposição aos 9% e 7%.

O papel de tecnologias disruptivas é notável no setor de manufatura, onde os entrevistados classificaram como o segundo fator mais importante afetando a mudança de negócios. Mark Boulton, CMO da IFS, dá sua opinião sobre o desafio das mudanças dos negócios atuais: "As mudanças requeridas são constantes, e a IFS tem que estar acompanhando de perto as causas dessas mudanças para assegurar que nossa tecnologia e expertise na indústria antecipe os cenários e para que possamos orientar nossos clientes a tomarem as decisões certas. Os resultados da pesquisa com os clientes nos permitem personalizar a maneira como apoiamos cada indústria e cada cliente. Ninguém pode prever o futuro, mas aceitando isso, negócios podem se preparar para serem mais ágeis e alavancarem novos negócios potenciais, o que as mudanças frequentemente oferecem".

Sobre a pesquisa:

Mais de 1000 entrevistados em 12 países (EUA, Alemanha, Suécia, França, Brasil, Reino Unido, Benelux, Dinamarca, Espanha, China e Polônia) e os dados foram compilados para reunir insights sobre seus pensamentos relacionados ao tema de mudanças nos negócios. Entrevistados incluem os principais tomadores de decisão em TI, incluindo CIOs e CTOs, a partir de uma ampla gama de indústrias que trabalham com a IFS, incluindo manufatura industrial, construção, contratação, varejo e atacado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.