Empresa lança solução para controle da jornada de trabalho de motoristas

0

Caminhoneiros sofrem de muitos problemas de saúde que comprometem o dia a dia do seu trabalho. Uma pesquisa realizada pela concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes aponta que de 5.716 caminhoneiros que foram examinados por um programa de saúde nas estradas, 4.040 apresentaram problemas de visão. Outro dado agravante mostra que 86% dos motoristas estavam acima do peso.

A Lei nº 12.619 de 2012 e Lei nº 13.103 de 2015, popularmente chamada de Lei do Caminhoneiro, trouxe algumas mudanças para a rotina de trabalho do carreteiro. Ela estabelece, por exemplo, limites na jornada, agrega direitos trabalhistas que antes não existiam e coíbe a condução ininterrupta por mais de 5 horas e meia, indicando um intervalo de 30 minutos de descanso a cada seis horas de atividade.

Porém, muitas empresas têm dificuldade em acompanhar a rotina do motorista no sentido de saber se o condutor está respeitando as regras pelas quais o empregador é responsável por gerir. Foi pensando nisso que a Infosphera lançou o Telediário, uma tecnologia capaz de proporcionar ao proprietário da frota um controle do banco de horas do caminhoneiro, além de gerir ocorrências, horas trabalhadas, tempo de direção, descanso intra-jornada e inter-jornadas.

"O caminhoneiro passa muitas horas na mesma posição, em uma condição de estresse e cansaço. Essa Lei garante que ele consiga ter por direito o descanso para o corpo e a mente, de maneira regulada", afirma Rui Furriel de Freitas, CEO da Infosphera. De acordo com ele, o respeito à legislação compete ao frotista e, por isso, o monitoramento à distância tem despertado o interesse de muitas empresas de transporte em todo o Brasil.

A tecnologia utilizada no Telediário é integrada com hardware e plataforma IoT completa da Telit. "Queremos nos envolver em projetos como este, que usam nossas tecnologias e serviços, para garantir maior segurança e qualidade de vida para o trabalhador", aponta Ricardo Simon, diretor geral da Telit.

A Infosphera conta ainda com a ferramenta do Dieselsense, que monitora em tempo real o consumo de combustível e o volume abastecido, detecta possíveis desvios e fornece posição GPS dos incidentes. "Nós buscamos proporcionar ao transportador tudo o que ele precisa para manter sua frota protegida e conectada", finaliza Freitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.