Facebook e MadCode premiam aplicativo de saúde desenvolvido por moradores de Heliópolis

1

Saúde na Comunidade, um aplicativo que promete facilitar a vida dos moradores em Heliópolis quando precisarem de um médico, foi o ganhador do Prêmio FavelaApp organizado pelo Facebook em conjunto com a MadCode, nesta segunda-feira,14,  para reconhecer o melhor aplicativo desenvolvido no seu Laboratório de Inovação, na comunidade de São Paulo.

O Prêmio FavelaApp, em sua primeira edição, desafiou os desenvolvedores de Heliópolis a criarem novos serviços que pudessem levar benefício para a própria comunidade. O app ganhador foi criado por cinco jovens que participaram do curso de programação oferecido pelo Facebook e a escola de programação MadCode.

Depois de receber noções básicas de programação e mais quatro aulas para criar o aplicativo com a orientação de um professor da escola MadCode no Laboratório de Inovação do Facebook, Sarah Rodrigues, 19 anos, André Luis, 21 anos, Sandro Soares, 25 anos, Felipe Butslof, 18 anos, e Bruno Correia, 25 anos, criaram um serviço para manter os moradores da comunidade informados sobre as especialidades médicas disponíveis na rede gratuita de saúde do bairro, facilitando encontrar médicos quando eles precisarem.

"O objetivo do curso de programação, que levou à criação desses aplicativos, era incentivar os jovens desenvolvedores a oferecer soluções simples e práticas para a própria comunidade", disse Patrick Hruby, diretor para micro e pequenas empresas do Facebook para América Latina. "Estamos muito orgulhosos pelo nível dos aplicativos criados em nosso Laboratório de Inovação, e felizes em premiar o trabalho Saúde na Comunidade".

O grupo vencedor ganhou bolsas de estudos na escola de programação e robótica MadCode e um smartphone de última geração.

"O Saúde na Comunidade nasceu para ajudar a nossa comunidade, queríamos algo importante. As pessoas costumam ir sempre ao mesmo posto, que pode estar cheio. Levantamos todas as especialidades disponíveis em cada um dos postos e unidades de saúde, para facilitar a vida das pessoas aqui, exatamente no que elas precisam", disse Bruno Correia, um dos desenvolvedores do aplicativo ganhador.

De acordo com Daniel Cleffi, co-fundador da Escola de Programação MadCode, "a tecnologia pode ser um agente transformador em comunidades porque permite que os moradores encontrem soluções para seus principais problemas de forma criativa e prática. Temos muito orgulho de nossa parceria com o Facebook e da iniciativa porque possibilita o desenvolvimento de Heliópolis".

Mais de mil pessoas foram capacitadas neste ano pelo Facebook em aulas, consultorias individuais e eventos em favelas. O Laboratório de Inovação de Heliópolis foi lançado em março de 2015 pelo Facebook em parceria com a UNAS, a Associação de Moradores da região. Cercas de 180 pessoas participaram do curso "Facebook para Negócios" e mais de 300 comércios foram atendidos pelo Facebook na Comunidade em Heliópolis. O projeto atendeu bares, salões de beleza, mercados, imobiliárias, estúdios de fotografia, projetos sociais, lojas de roupas, buffets, perfumarias, clínicas odontológicas, entre outros.

Em novembro, a companhia anunciou a expansão do projeto Facebook na Comunidade para a cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). Na sede da associação em Madureira, foi instalado um Laboratório de Inovação além da Facekombi, a central itinerante de capacitação que vai percorrer 10 favelas até Junho de 2016 para ajudar empreendedores a aproveitar as oportunidades trazidas pelos Jogos Olímpicos do próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.