E a Internet de Todas as Coisas?

0

Luzes acesas automaticamente com sensores de movimento. Geladeiras que avisam quando o leite acabou. Parece um futuro distante? Há tempos que não. A Internet das Coisas já faz parte do dia a dia de muitas pessoas – seja em suas casas ou no trabalho. A tendência veio tão forte que já falamos, agora, em Internet of Everything (ou em tradução livre, Internet de Todas as Coisas).

A linha entre o mundo físico e o digital será cada vez mais tênue e o surgimento do termo IoE reafirma esse movimento. O conceito abrange tudo que promove a integração de dados, pessoas, processos e objetos. Dados da Cisco apontam que este mercado é, de fato, gigantesco. 99,4% dos objetos físicos que poderão fazer parte da Internet de Todas as Coisas em 2020 ainda estão, atualmente, desconectados. Conectar tudo o possível faz todo sentido já que isso tem impactos diretos com nosso conforto. A palavra do momento é praticidade, em toda e qualquer esfera.

Ainda segundo a empresa, havia cerca de 200 milhões de componentes conectados à internet em 2000 e projeções apontam que o mundo deve gerar US$ 19 trilhões a partir da IoE nos próximos dez anos. O Brasil será responsável por US$ 352 bilhões deste total. É um mercado com bastante potencial por aqui. Não à toa, já que nos mostramos, no geral, bem adeptos à tecnologia. Um estudo da Nielsen aponta, por exemplo, que o número de pessoas que já utilizam smartphones para ter acesso à internet chegou a 72,4 milhões no segundo trimestre de 2015. Pode não parecer tão expressivo, mas são cerca de 4 milhões de pessoas a mais em relação aos 68,4 milhões do primeiro trimestre.

O fato é que as empresas também devem buscar oportunidades relacionadas ao tema. A tecnologia nos oferece um mundo de possibilidades no âmbito dos negócios e não podemos (e nem devemos) nos limitar. No varejo, por exemplo, é possível investir na otimização das ações de marketing com a IoE. Por meio do mapeamento das preferências e do perfil de consumo de cada um dos clientes, os lojistas podem adaptar o ambiente de compra em tempo real – seja ele físico ou virtual. A ideia é proporcionar uma experiência única e inesperada. Imagine exibir um episódio da série favorita do seu consumidor no exato momento em que ele escolhe um home theater? Ou então toca a música tema de um casal enquanto eles escolhem o vinho durante um jantar? Pode até parecer um sonho, mas este conceito, conhecido como "momento mágico", já é uma realidade e pode contribuir positivamente para a decisão de compra.

A IoE permite essa comunicação mais assertiva com o consumidor. A partir do momento em que eu sei as preferências do meu usuário, posso enviar promoções mais focadas, direcionando melhor todas as ações promocionais. Isso faz, claro, toda a diferença. E podemos ir muito além. Na saúde, por exemplo, é possível monitorar os sinais vitais de um paciente a todo momento para poder realizar diagnósticos preventivos. Os médicos podem tomar ações antes mesmo de o paciente adoecer de fato.

As possibilidades são muitas, mas as organizações devem estruturar-se desde já. Sabemos que a demanda por dispositivos inteligentes e interconectados requer estruturas de processamento totalmente capazes de comportar esse crescimento do tráfego de dados. Além dessa robustez, é preciso pensar, também, na segurança. Objetos conectados para uso no trabalho e pessoal, por exemplo. Como controlar informações sigilosas de uma grande empresa?

As companhias devem repensar, antes de mais nada, o modelo de negócios. Muito já mudou em nossa realidade, em função da tecnologia, e muito ainda deverá mudar. É preciso pegar carona nestes conceitos para estruturar processos mais preditivos – o segredo agora é saber o próximo passo do seu cliente e consumidor. E a Internet de Todas as Coisas é um grande aliado.

Pedro Arruda, diretor de Tecnologia da Accesstage.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.