Lyra Networks aposta no crescimento do mercado M2M no Brasil

0

O mercado de M2M (machine-to-machine) está trazendo novas oportunidades para a francesa Lyra Network – especializada em serviços de telecomunicação para redes de captura de transações eletrônicas – após o lançamento no Brasil da plataforma de pagamento Payzen no ano passado e que já soma 300 projetos em negociação, 50 em produção e mais 50 em fase de integração.

Na Franca, foram  investidos mais de quatro milhões de euros para a criação da tecnologia dessa plataforma de pagamento online, que contabiliza cerca de 20 mil lojas naquele país.

Segundo, Thierry Costes, diretor da Lyra Network na América Latina, a perspectiva no Brasil é chegar até o final do ano com cerca de 500 clientes e que a plataforma represente 15% do faturamento da empresa localmente, motivo pelo qual cogita obter uma licença para criar uma MVNO (operadora móvel privada) para atender esse mercado de soluções M2M.

"Disponibilizamos uma plataforma de conectividade que possibilita realizar a conexão entre máquinas para capturar informações e enviá-las a um servidor remoto, onde uma aplicação especifica irá analisar os dados e tomar as ações necessárias. Dessa forma, nossa plataforma pode atender vários segmentos de mercado, como de rastreamento e monitoramento de veículos, gestão de frotas e logística, finanças, segurança patrimonial, saúde, utilities, entre outros", explica.

"A experiência adquirida com meios de pagamento – um mercado extremamente exigente em termos de disponibilidade, desempenho e segurança – permite à Lyra Network oferecer serviços similares para as diferentes verticais do mercado M2M, onde a oferta para tecnologia avançada é escassa", acrescenta.

Uma das áreas de maior interesse da Lyra é a de serviços de telecomunicações especializados para empresas do setor de Utilities (Energia Elétrica, Água, Gás e Saneamento). De acordo com o executivo, com essa tecnologia é possível realizar em tempo real a medição de consumo individual, supervisionar as redes de transmissão e distribuição e melhorar a automação de equipes de atendimento em campo. ''Para melhorar a eficiência da rede de distribuição e a visibilidade de consumo do usuário final, será necessário prover comunicação em tempo real para os diversos sensores e medidores inteligentes que estão sendo instalados pelas empresas de Utilities. Só na área de energia elétrica, analistas estimam que sejam substituídos cerca de 65 milhões de medidores eletromecânicos por medidores inteligentes até 2021. "Há um potencial enorme e trabalhamos continuamente para atender esse mercado".

Com a plataforma de conectividade da empresa é possível, por exemplo, eliminar a necessidade da leitura manual nas unidades consumidoras. As empresas controlam remotamente o consumo e identificam imediatamente o roubo (gato) de energia, água, etc, trazendo dessa forma melhoraria no resultado de negócio. ''Melhorar a eficiência no fornecimento, prevenir fraudes, e garantir sustentabilidade são alguns dos desafios das empresas do setor que tem feito pesados investimentos na melhoria das redes e na gestão do consumo'', diz Costes.

Quando estiver disponível no mercado a opção para serviços pré-pagos para empresas de utilities, a compra de créditos também poderá ser feita através da plataforma PayZen.

 "Viabilizamos a conexão dos dispositivos através de qualquer tecnologia de telecomunicações: rede de operadoras celular, telefonia fixa, Internet etc. Além disso, agregamos diversos serviços que simplificam os processos operacionais das empresas, como provisionamento, ativação ou suspensão online de SIM cards, gerenciamento de tráfego em tempo real, integração da plataforma de conectividade com os sistemas de gestão dos clientes, e outros serviços disponibilizados por uma plataforma segura e de altíssima disponibilidade", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.