Corcovado ganha cobertura wireless indoor

0

A QMC, empresa de infraestrutura de telecomunicações na América Latina, forneceu a infraestrutura wireless para cobertura indoor aos visitantes de um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro e do mundo: o Cristo Redentor, situado no Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. Apesar de se tratar de uma área de sombra para telefonia celular, o projeto de cobertura foi realizado com sucesso em parceria com a RFS.

Recebendo mais de 1 milhão de turistas ao ano, além de conter uma das sete maravilhas do mundo moderno, o local é também uma área de entretenimento e recreação, o que torna fundamental um sistema de antenas distribuídas (DAS) de qualidade. "O essencial para desenvolvermos uma solução como essa é o alto fluxo de pessoas somado a uma complexidade para construir infras de telecom, sejam elas indoor ou outdoor", explica Getulio Bordalo, gerente de desenvolvimento de negócios da QMC.

A tecnologia utilizada foi a MIMO 2×2, oferecendo acesso à rede 4G e baixo impacto visual. Um cuidado em especial foi o de seguir as políticas do local, uma vez que o centro funciona em um edifício tombado como patrimônio brasileiro e a área é ambientalmente protegida. "As antenas construídas no Corcovado, e em alguns outros lugares históricos, levam em consideração a arquitetura do lugar para ser determinada a mimetização das antenas", afirma o gerente.

A infraestrutura é utilizada via aluguel pelas quatro grandes operadoras móveis do Brasil, em modelo no qual a QMC aposta desde 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.