TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Cyrela e Growth Tech realizam primeira transação imobiliária via blockchain do país

Postado em: 15/07/2019, às 21:54 por Redação

A primeira escritura de compra e venda de imóvel lavrada e registrada via Blockchain no Brasil só foi possível graças ao desenvolvimento da plataforma Notary Ledgers, da Growth Tech, criadora do serviço, que faz uso da tecnologia da IBM Brasil, o IBM Blockchain. Por meio do Notary Ledgers, todas as transações serão validadas e registradas em uma blockchain permissionada, que é formada por diversos cartórios brasileiros, no qual será possível emitir procurações, além de registros de nascimento ou óbito e união estável.

"Este projeto demonstra o interesse da Cyrela em inovar em todos os sentidos, inclusive, a vontade de impulsionar a transformação digital no setor", comenta Rafaella Carvalho, Diretora Jurídica da Cyrela. "Já faz tempo que estamos em busca de aplicações de Blockchain para o mercado jurídico. A efetivação desta transação reforça como estamos abertos para usar a tecnologia para melhorar o ambiente de negócios imobiliários no país", completa a executiva.

Segundo Hugo Pierre, CEO e fundador da Growth Tech, o modelo de atuação praticado por cartórios brasileiros necessita migrar para um serviço digital baseado em blockchain: "Um documento assinado digitalmente em nossa plataforma terá a mesma validade de um assinado manualmente em um cartório físico, pois as validações das transações também são feitas por cartórios na rede Notary Ledgers. Essas transações, inclusive, contam com alto nível de segurança e transparência, o que contribuirá para evitar fraudes, além de melhorar o tempo de entrega dos serviços cartorários."

Pessoas físicas e jurídicas podem usar a plataforma. Basta acessar o site da Notary Ledgers, escolher o tipo de serviço que precisam, preencher as informações e assinar o documento digitalmente. Quando todos os requisitos para a transação forem validados, o pagamento pode ser realizado – tudo, claro, registrado na blockchain, que compõe um livro-razão único com os registros de todas as transações que ocorrerem na rede.

O IBM Blockchain, tecnologia utilizada para plataforma, foi escolhido por ser uma solução abrangente, visto que que confere transparência e segurança necessária aos serviços cartorários no país, e por otimizar um processo que antes era algo altamente burocratizado. Para Carlos Rischioto, líder técnico de Blockchain da IBM Brasil: "A tecnologia pode ser aplicada nos mais diversos setores da economia, transformando processos de negócios, principalmente nos ambientes com vários participantes, seja empresas ou outras entidades. É uma solução blockchain para o sistema cartorário brasileiro, que vai ajudar os cidadãos a executarem serviços como, expedições de certidões de nascimento, óbito ou casamento mais rapidamente, de maneira fácil e rápida."

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial