SP Ventures e Capital Lab anunciam aporte de R$ 2 milhões na Pinks Farms

0

A SP Ventures, gestora de fundos de investimento de Venture Capital especializada no agronegócio, e a Capital Lab, plataforma de investimento proprietário de capital seed e de risco, anunciam aporte de R$ 2 milhões na Pink Farms, primeira Fazenda Vertical Urbana (Indoor Farm) da América Latina, que tem como foco a produção de hortaliças, dentro de ambiente fechado, limpo, com iluminação 100% artificial, em estrutura vertical, com tecnologia de ponta.

Fundada em 2016 pelos engenheiros Geraldo Maia, Mateus e Rafael Delalibera, a agtech surgiu a partir de uma necessidade dos próprios empreendedores de encontrar legumes e verduras de qualidade. "Ao olharmos o mercado e a cadeia produtiva de hortaliças no Brasil, tivemos surpresas bastante negativas, principalmente pela baixa eficiência da cadeia, com perdas pós colheita que chegam a 40%. Ou seja, a cada 100kg de folhas comestíveis, apenas 60kg são consumidos", comenta Geraldo Maia, cofundador da Pink Farms.

Com a produção em estruturas com vários níveis verticais e sem troca de ar com o ambiente externo, com controle de temperatura, umidade e qualidade do ar, a Pink Farms garante uma produtividade até 100 vezes maior do que nas lavouras a céu aberto, além de uma redução no consumo de água de até 95% e uma diminuição de até 50% no uso de fertilizantes, reduzindo os custos e impactos ambientais, e sem utilizar agrotóxicos.

"Também utilizamos o conceito farm to table, com o objetivo de reduzir a quantidade de intermediários, tempo, perdas e impacto gerado pela cadeia, sempre trazendo um produto muito mais fresco para o consumidor. É possível que o produto seja consumido no dia em que foi colhido, eliminando as perdas pós colheita e aumentando o tempo de prateleira em mais de 100%", explica Maia.

O aporte será utilizado para construir a primeira fábrica de grande escala da Pink Farms, com foco em atender parte da demanda da cidade de São Paulo, além do desenvolvimento de sua marca de consumo. Em paralelo, por meio de sua área de P&D, a empresa busca aumentar seu portfólio com produtos como morango e tomate, entre outros, além de continuar aprimorando a tecnologia atual e de fazer novos desenvolvimentos.

"O consumidor tem buscado cada vez mais por produtos com mais qualidade e em organizações que tenham uma preocupação com o meio ambiente. Por isso, analisamos as propostas da Pink Farms e resolvemos investir em seu desenvolvimento", finaliza Francisco Jardim, Sócio Fundador da SP Ventures.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.