Pesquisa revela que 71% dos consumidores do Brasil estão dispostos a mudar de médico para obter acesso online aos registros clínicos

0

Seguindo a crescente tendência de engajamento dos pacientes no relacionamento com os profissionais da área de saúde, a Accenture constatou, em nova pesquisa, que a maioria dos pacientes no Brasil (71%) está disposta a trocar de médico para ter acesso on-line aos registros médicos, ou na sigla em inglês, EMR. A pesquisa, realizada com mais de 9 mil consumidores em nove países, mostra que apenas 13% dos pacientes têm acesso completo ao seu EMR, mas a maioria deles (65%) monitoram suas informações de saúde sem suporte profissional. 

"A tendência crescente de autocuidado por parte dos consumidores muda o papel do EMR, de um simples repositório clínico, para uma plataforma de tomada de decisão compartilhada entre pacientes e médicos", diz Lourenço Mendonça, diretor da Accenture no Brasil para a prática de Saúde e Serviços Públicos. Assim como os pacientes podem autogerenciar a maioria dos aspectos de suas vidas, eles esperam também tomar conta dos exames médicos. A pesquisa da Accenture mostra que eles estão dispostos a mudar para médicos que compartilhem dos mesmos valores. 

A maioria dos consumidores entrevistados no Brasil (76%) acredita que deveria ter acesso completo on-line ao prontuário do paciente. Porém, apenas 33% têm acesso a estes registros. Outro dado interessante é que enquanto 39% dos cidadãos pesquisados no Brasil podem marcar consultas on-line, a maioria não pode pedir o medicamento on-line (69%), não recebe lembretes eletrônicos (62%) ou não se comunica com o seu médico por meio de um e-mail seguro (55%).

"Quando os consumidores são parte do processo de registro e manutenção, pode-se melhorar  o comprometimento e a compreensão das condições clínicas e isso é um claro diferencial para o atendimento", disse Mendonça.

Heath

 Metodologia

Accenture realizou uma pesquisa online com 9.015 adultos a partir de 18 anos para avaliar a percepção do paciente sobre recursos eletrônicos de seus prestadores de serviços médicos em nove países: Austrália, Brasil, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Cingapura, Espanha e Estados Unidos. A pesquisa foi propiciada pela Harris Interactive em julho de 2013, Mais detalhesges em Accenture's Insight Driven Health, Accenture Connected Health Services e Delivering Public Service for the Future

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.