Qual a diferença entre gerenciar um projeto de software e de infraestrutura?

1

Para os especialistas em gerenciamento de projetos a resposta certamente será: nenhuma, para quem já teve a oportunidade de trabalhar com projetos na área de TI e se deparou com a gestão de projetos nas duas áreas lembrará sem grande esforço das diferenças e principalmente das dificuldades.

O primeiro e talvez o maior desafio esteja na definição do escopo, montar uma infraestrutura de TI com componentes físicos como servidores, roteadores, switchs e tantos outros que são implantados em ambientes de datacenter, com sala cofre, ar condicionado cabeamento estruturado para atender uma quantidade de cliente e usuário, é de fácil entendimento e para quem já esteve em um ambiente semelhante é fácil a visualização.

Definir o escopo de um desenvolvimento de sistemas é algo bem mais complicado, por mais que existam uma infinidade de aplicações, o cliente sempre imagina algo que ele não sabe muito bem os detalhes, o pré-venda acredita que tenha entendido o que o cliente precisa e quem irá implantar fará algo diferente. Para quem não entendeu nada, um exemplo corriqueiro é a implantação de um ERP, empresas enormes como a Microsoft ou SAP possuem décadas de experiência nos mais diversos países no desenvolvimento e implantação desses sistemas, porém não existe uma empresa, principalmente as brasileiras que irão implanta-lo sem alteração.

Claramente a definição de escopo para os dois tipos de projetos é uma atividade bem mais trabalhosa nos projetos de desenvolvimento de sistemas do que nos de infraestrutura, o próximo desafio, talvez até maior do que a definição do escopo é com a formação do time.

Os profissionais especializados em infraestrutura têm em sua maioria uma carreira estável, com muitos anos na mesma empresa e sólidos conhecimentos, os que atuam em desenvolvimento de sistemas ao contrário são profissionais instáveis, com frequência mudam de empresa, na maioria das vezes sem grande comprometimento com o projeto, essa diferença ocorre porque existe no mercado uma enorme demanda por profissionais com especialização em desenvolvimento.

O resultado para o projeto com a difícil administração de pessoal é a perda do conhecimento do projeto, o aumento dos custos e dos prazos.

A fase de encerramento também difere-se muito de um tipo de projeto para outro, em infraestrutura não existe muito espaço para alteração de escopo depois do projeto pronto, imagina o trabalho e os custos em alterar de local os equipamentos, nesse tipo de projetos as alterações limitam-se em mudar algumas configurações para se incluir uma rede ou uma facilidade a mais.

Em compensação os projetos de softwares a cada dia tornam-se sem fim, a necessidade de alteração de escopo e inclusão de novas funcionalidades são infindáveis, afinal qual dificuldade terá o desenvolvedor em colocar apenas mais um botãozinho na tela ou trocar um layout, acrescenta-se o aperto com os prazos o que tornou corriqueiros o deploy de aplicações semiacabadas com o objetivo de mostrar para o contratante que alguma coisa está no ar.

Soluções para acabar com essas diferenças, a cada dia está mais difícil, a demanda por aplicação é maior do que por ambientes de infraestrutura, a baixa qualificação dos profissionais somado a prostituição das empresas por redução de custos está deixando o mercado de projetos de software contaminado e a vida do gerente de projetos uma loucura.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.