Full Outsourcing: nova tendência para os call centers

0

Call Center, um dos setores que mais cresce no Brasil. As operadoras de centros de atendimento movimentaram em 2014 mais de R$ 43 bilhões, entre investimentos na melhoria de suas operações e a construção de novas unidades no país, um aumento de 6,61% em comparação a 2013, segundo pesquisa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a E-Consulting.

Disponibilizar um melhor atendimento e aumentar a eficiência e a rentabilidade são desafios constantes nesta área. Por isso, é preciso estar sempre atento ao que há de mais novo no mercado para evoluir o negócio, tornando-o mais rentável. Isso acontece principalmente no que se refere à Tecnologia da Informação – uma grande aliada das empresas para otimizar processos, trazendo mais lucro.

Nesse contexto, o full outsourcing, ou seja, a terceirização completa que alia software, hardware, serviços e consultoria, vem ganhando muito espaço. Com o atual cenário econômico, é importante as empresas possuírem um parceiro estratégico que viabilize todo o site sem que haja investimento inicial. Cada vez mais os call centers têm buscado delegar a responsabilidade da gestão dos ativos de TI para terceiros, assim, podem manter seu foco no que realmente é importante, seu core business.

Uma tendência que vem ganhando espaço no Brasil, esse modelo permite às companhias terceirizarem desde servidores, infraestruturas de rede, equipamentos telefônicos, até avançadas tecnologias como servidores físicos e virtuais, comunicação unificada, mobilidade, segurança da informação, data centers, desktops e dispositivos móveis. Com isso, é possível garantir a funcionalidade de todos os sistemas, da rede de comunicação até a refrigeração dos equipamentos.

Outro recurso importante, e que vem transformando a maneira como o setor enxerga os investimentos no início dos negócios, é a consultoria oferecida na escolha do local da construção do empreendimento. Neste caso, o cliente é instruído a escolher o melhor local para a instalação de um novo call center, trazendo mais assertividade e segurança dos investimentos, estando dentro das normas estabelecidas, como a NR17, AVC e totalmente compliance as exigências dos contratantes. Esse é, sem dúvida um grande diferencial para que as empresas possam se concentrar totalmente em sua atividade final.

Além dessas vantagens, terceirizar a infraestrutura de TI ponta a ponta elimina problemas com a contratação de mão de obra interna especializada – processo que costuma gerar muita dedicação, devido à dificuldade em se encontrar profissionais capacitados a entender as reais necessidades de que este tipo de negócio exige.

Contar com parceiros capacitados e confiáveis é imprescindível. Aqueles capazes de oferecer um amplo portfólio certamente vão se destacar e conquistar a confiança das empresas que atuam neste setor, pois a opção de centralizar todos os serviços em apenas um parceiro representa um diferencial, já que é muito mais simples e eficiente concentrar toda a infraestrutura de TI em apenas um fornecedor.

Mais do que uma maneira de diminuir os gastos e preocupações com a infraestrutura de TI, o outsourcing completo é, sem dúvida, uma ferramenta estratégica que ajuda a traçar os caminhos mais assertivos para as empresas de call center se tornarem mais competitivas e eficientes, e conquistar um crescimento contínuo e sólido, permitindo obter o melhor de cada etapa do negócio, sem desperdiçar tempo nem investimentos com soluções, equipamentos e espaços que não trarão vantagem nenhuma para os resultados dos negócios.

Rodrigo Junqueira, gerente de soluções e serviços especializados para call centers da Microcity.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.