Solução de ERP auxilia a Mais Frios na melhoria da gestão do negócio

1

A Mais Frios, uma das maiores distribuidoras alimentícias de Santa Catarina que pertence a empresa Cordial Alimentos, está passando por uma fase de implementação de novos processos de negócios para acompanhar seu crescimento acelerado. \Motivo pelo qual está implantando o sistema de gestão da Sankhya. De acordo com Evanildo Guckert, gestor de TI da empresa, a entrada em operação do sistema tem permitido, além de criar novos processos, ampliar a eficiência da força de vendas e sofisticar outros processos já existentes.

Administrada pelos irmãos Adriano e Valério da Silva, a companhia nasceu em 2001 atendendo somente a região de Palhoça (SC) e aos poucos foi conquistando mercado. Em 2003, com o crescimento da demanda, mudou de endereço e ampliou o leque de produtos vendidos. Hoje, a Mais Frios atende, além da Grande Florianópolis, o Sul de Santa Catarina, o Planalto Serrano e o Vale do Itajaí.

Os bons resultados e a ampliação não param por aí. A e,´presa tem registrado um crescimento de cerca de 30% por ano e, por conta disso, vem lidando com processos de negócios cada vez mais complexos, envolvendo maior volume de produtos e clientes. Em 2014 a empresa decidiu que era hora de substituir seu sistema de gestão, adotando um que fosse mais aderente às suas necessidades e aos seus planos de expansão.

Guckert lembra que, até aquele momento, a gestão dependia diretamente dos proprietários. "Era preciso contar com uma ferramenta que lhes permitisse delegar funções aos departamentos e assumir atividades mais estratégicas dentro da empresa", comenta o gestor de TI da Mais Frios.

Segundo ele, a opção pela Sankhya se deu por conta da confiabilidade transmitida pela companhia. "Os benefícios apresentados pelo sistema, bem como o método de trabalho, também foram diferenciais importantes. A solução se mostrou fácil de operar e flexível o bastante para se adaptar às necessidades específicas do nosso negócio", explica.

O contrato foi fechado em agosto de 2014 e a implantação foi realizada em quatro semanas. "Com o sistema em operação, passamos a contar com análises de cenários financeiros que hoje nos permitem comparar receitas e despesas e acompanhar compras e vendas em tempo real", afirma Guckert, lembrando os impactos positivos foram mais fortemente sentidos nas áreas de logísticas e vendas.

"Na logística conseguimos implantar alguns processos que não seriam suportados pelo sistema antigo. Ao mesmo tempo, em vendas, conseguimos implantar recursos relacionados à nossa força de vendas", ressalta, lembrando que, também na parte fiscal, a companhia tem um acompanhamento mais acurado, que já vem contribuindo para a redução de gastos com impostos.

Para Guckert, o processo que mais ganhou com a entrada em operação do Sankhya foi o de faturamento e expedição de cargas, uma vez que a solução permitiu a automação de várias rotinas antes realizadas manualmente. "Por conta disso, estamos planejando expandir o uso da solução. Até o final do primeiro semestre, vamos implantar os módulos de contabilidade, folha de pagamento e patrimonial, o que vai permitir trazer a contabilidade, hoje terceirizada, para dentro da empresa", conclui.

1 COMENTÁRIO

  1. O Sistema Sankhya realmente é muito bom, na empresa aonde trabalho somos usuário do sistema e posso garantir que trouxe ganhos para nossa gestão e tomada de decisão. A melhoria dos processos internos e o controle dos mesmos pelo sistema foram fundamentais para nosso crescimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.