Cinco formas de melhorar a produtividade no chão de fábrica com o auxílio da tecnologia

0

Mesmo com a constante alta do mercado de tecnologia e eletrônica, executivos do segmento esperam ver taxas de crescimento de receita decrescentes nos próximos anos. Isso coloca mais pressão nos fabricantes, fornecedores de componentes e provedores de serviços de fabricação de eletrônicos (EMS), a fim de descobrir novas oportunidades para aumentar a receita e cortar custos, especialmente com o aumento da competição de mercados emergentes, como a Índia, a Coreia e o Vietnã.

Da mesma forma que você pode buscar o crescimento criando produtos inovadores utilizando a mais recente tecnologia, também é possível aplicá-la às suas operações fabris. O chão de fábrica é talvez a área que mais pode se beneficiar da melhoria. Com uma operação eficiente, seu equipamento sempre estará operacional e as peças prontamente disponíveis – dois fatores cruciais para atender a demanda no tempo certo.

Após um recente encontro de Insights de Manufatura do IDC, seus participantes afirmaram em tom unânime que o chão de fábrica é o elo mais fraco na cadeia de fornecimento. Como consertar isso?

Informações precisas e abrangentes, em tempo real, sobre as operações do chão de fábrica proporcionam o poder de tomar decisões informadas que ajudam a impulsionar a produtividade.

Estratégias

  1. Reduza passos/etapas para otimizar a eficiência de atividades – Um dos princípios do Lean Manufacturing: o movimento desnecessário ou excessivo pode ser o resultado de uma combinação de fatores que vão de um chão de fábrica mal planejado à colocação de ferramentas e peças muito longe do local de trabalho, ou métodos de trabalho ineficientes.
  1. Melhore a programação da cadeia de fornecimento para reduzir gargalos – Com os sistemas corretos instalados, é possível até mesmo determinar se os pedidos de mudança são exequíveis, estimar o impacto dessas mudanças em cada aspecto de seu processo de produção, e minimizar seu impacto potencial sobre a produção.
  1. Melhore a confiabilidade do equipamento – Quando você não faz a manutenção apropriada de seus equipamentos, você coloca suas operações de chão de fábrica em risco de paradas de equipamentos não planejadas.
  1. Otimize os níveis de inventário para reduzir faltas – Estoques de segurança não são a melhor saída para faltas inesperadas. Em vez disso, recomenda-se ter visibilidade precisa e no momento correto de seu inventário lhe permitirá saber exatamente que componentes estão acabando no estoque, detectar problemas potenciais e retificá-los antes que se tornem problemas reais.
  1. Automatize os processos com coleta de dados automatizada – Com códigos de barras, o inventário chave e os dados de ativos (como quantidade e localização) podem ser capturados automaticamente, assim como o fluxo de inventário e ativos do chão de fábrica (como sacolas, latas, raques e paletas). O código de barras também ajuda a acelerar a coleta de dados e melhorar a precisão dos dados, evitando a lenta – e passível de erros – entrada de dados manual.

Os benefícios?

o    Diminuição de tempo e trabalho para concluir tarefas; redução do risco de dano, perda de peças e ferramentas.

o    Diminuição de atrasos e paradas; redução da possibilidade de faltas de estoque.

o    Diminuição da probabilidade de paradas não planejadas.

o    Redução da chance de problemas com a produção.

o    Aceleração de coleta e análise de dados do inventário e de ativos

o    Aperfeiçoamento da precisão dos dados.

Lisandro Sciutto, diretor de produtos para Infor LATAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.