10 dicas para o pequeno empreendedor se apropriar melhor dos sistemas de gestão

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Um sistema de gestão empresarial (ERP) é capaz de trazer muitos benefícios para a pequena empresa: otimização de processos, assertividade nas tomadas de decisão e redução de custos são apenas alguns deles. O fato é que todos esses benefícios podem ser mais bem aproveitados se o gestor tomar as medidas corretas.

Leia a seguir dez dicas de como o empreendedor pode se apropriar e tirar melhor proveito dos sistemas de gestão:

1-Para aproveitar da melhor maneira aquilo que o ERP tem a oferecer para o negócio, o primeiro passo é conhecer quais são as reais necessidades de gestão da empresa.

2- É importante levantar os resultados gerais da empresa para conhecer quais são as maiores dificuldades e quais os pontos críticos para o negócio. Ao fazer isso, vai ficar mais fácil entender em que ponto os esforços devem estar mais concentrados e quais são os resultados esperados do ERP.

3- Realizar um mapeamento de processos, buscando identificar os possíveis riscos e gargalos e a sugestão de melhorias, é fundamental para obter transparência nas informações e garantir a aderência em alto nível em relação aos seus processos.

4- Com os processos bem definidos, o fornecedor do ERP obtém um melhor entendimento das atividades desempenhadas pelo cliente, o que resulta no melhor escopo de proposta e cenário para a implantação.

5- Outro fator que não deve ser desconsiderado é o próprio uso do ERP. Isso significa que para tirar um bom proveito dos benefícios da solução, é preciso saber como utilizar a ferramenta corretamente. Quanto mais conhecimentos você tiver sobre as funcionalidades do ERP e sobre como utilizá-lo, mais assertivo será o seu uso e, portanto, melhores vão ser os resultados finais.

6- O desenvolvimento desse conhecimento exige um treinamento completo sobre a ferramenta, especialmente entre todos os usuários do ERP. Ao fazer isso, dá para usufruir de todas as funcionalidades da melhor maneira possível, levando a resultados mais satisfatórios e que trarão consequências positivas para o negócio.

7- É preciso ter em mente que, antes de tudo, é necessário fazer algumas mudanças na cultura da organização. Toda a equipe terá uma grande influência no funcionamento do novo investimento para que este traga os resultados esperados. Portanto, é preciso investir tanto em equipamento quanto na sintonia e formação da equipe.

8- Habitue sua equipe a cumprir corretamente os processos da empresa. Se sua empresa não segue um roteiro de informações, então é melhor começar a criar regras. Todo departamento precisa ter suas rotinas bem definidas, caso contrário o colaborador acaba fazendo o que acha importante e nem sempre é a melhor solução.

9- O sistema de gestão empresarial é criado para facilitar o fluxo de informações para que o gestor possa tomar decisões com base em dados confiáveis. Para isso, esses requisitos precisam ser seguidos à risca.

10- Tudo isso deve ser acompanhado por uma mudança cultural e pela adoção das melhores práticas do mercado, bem como da busca pelo conhecimento básico dos conceitos que são inerentes ao negócio de cada empresa.

Fábio Túlio Felippe, diretor presidente da Jiva Gestão Empresarial.

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