Gnatus instala sistema de gestão com computação in memory

0

A brasileira Gnatus exporta seus produtos médicos-odontológicos para mais de 140 países. Para apoiar o dinamismo e a diversificação dos seus negócios, a companhia buscou uma solução de gestão empresarial baseada em uma plataforma inovadora, robusta, escalável e funcionalmente abrangente. Assim, nasceu em setembro de 2013, o primeiro projeto de implantação de um sistema de computação in memory, o SAP Hana, realizado pela Trust. Além de ampliar a eficiência operacional em 16%, a nova plataforma de gestão deve valorizar a companhia em aproximadamente 13%, segundo a direção da Gnatus.

O aplicativo SAP HANA é uma solução com elevado potencial analítico, alto desempenho e que promete levar seus usuários a explorar volumes elevados de informações (dados estruturados ou não e de várias fontes), com alto nível de detalhes em tempo real. A Gnatus, sediada em Ribeirão Preto, pretende com esta tecnologia estabelecer uma estrutura robusta, segura e ágil, que ao mesmo tempo simplifique seus processos internos e potencialize a tomada de decisão em diferentes níveis da organização.

Para a aquisição do produto SAP e a implementação do projeto, a Gnatus contou com a expertise e apoio da Trust, empresa integradora do interior do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. As soluções escolhidas para a viabilização do projeto foram SAP Hana (Banco de Dados), SAP All-in-One (ERP), SAP BPC (Planejamento Orçamentário) e SAP BusinessObjects (Business Intelligence). A iniciativa atenderá toda a cadeia de processos administrativos, financeiros, industriais, P&D, distribuição, vendas e marketing da companhia.

Luciano Fernandes, diretor comercial do Grupo Trust, acredita que "a escolha da Gnatus por um integrador local com uma estrutura capaz de atender prontamente tanto o desenvolvimento do projeto quanto a sua sustentação, certamente será a chave do sucesso desta implantação".

Os trabalhos foram divididos em três fases. No primeiro estágio, iniciado em setembro de 2013 e com finalização em abril de 2014, estão o SAP All-in-One, que auxiliará a Gnatus a gerir todas as áreas da empresa, com aderência de 86% ao processo de negócio da companhia. Na segunda fase do projeto, a Trust colocará em operação o SAP BusinessObjects, solução analítica de Business Intelligence que otimizará os processos da Gnatus, uma vez que abrange qualquer exigência relacionada ao diagnóstico de negócios, gerando relatórios, análises de objetivos flexíveis, passando por painéis e visualização, até a produção e integração de dados altamente confiáveis.
Para finalizar o projeto, a Trust implantará o SAP BPC, responsável por agilizar o processo de planejamento orçamentário estratégico possibilitando maior consistência, acuracidade e gestão dos recursos financeiros da companhia.

De acordo com Hélio Siqueira, CFO da Gnatus, renovar os sistemas de gestão faz parte da política da companhia que preza pelo investimento em inovação. "A Gnatus investe anualmente cerca de 5% em inovação visando manter a liderança desse mercado cada vez mais competitivo. Deste modo precisávamos de um conjunto de soluções apto a nos atender de forma completa", explica.

Para Clóvis Rigo, gerente de TI da Gnatus, o projeto atende aos objetivos de expansão da empresa. "Com o novo sistema de gestão, a empresa conseguirá expandir a atuação em novos mercados e ampliar as vendas com melhor gerenciamento dos negócios e para os clientes", diz.

A Gnatus possui 37 anos no mercado e exporta seus produtos para todos os continentes. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médico-Odontológica Hospitalar e Laboratorial – ABIMO, a companhia é responsável por 30% das exportações de todo o setor odontológico brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.