TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Oi agiliza criação de ambientes virtualizados para acelerar entregas de novos produtos

Postado em: 16/09/2019, às 12:30 por Redação

Para melhorar o atendimento da área de TI às demandas de negócios, a operadora Oi contratou a solução da VMware, a fim de agilizar seu time to market e ganhar ainda mais espaço nesse mercado competitivo.

"A diferença de dias entre um lançamento de uma oferta e outra faz toda diferença, pois é esta rapidez que determina a escolha do consumidor final", explica Alexandre Nascimento, gerente de Projetos e Implantação de Infraestrutura de TI.

Existia um incômodo com o fluxo de provisionamento de servidores: a empresa precisava de cerca de 15 a 20 dias para entregar ambientes, seja para desenvolvimento ou para colocar em produção final. Além disso, muitas vezes ocorriam erros durante este processo, como a ausência de um componente, e que só era descoberto no final, sendo preciso refazer a etapa. A empresa também não conseguia ter governança nem controle dos custos.

A Oi precisava de uma solução que possibilitasse a automação do processo de criação de ambientes para que ele se tornasse rápido e intuitivo. A tecnologia escolhida foi a vRealize Suite, plataforma de gerenciamento de nuvem híbrida da VMware que capacita os desenvolvedores a criar rapidamente aplicativos em qualquer nuvem, com operações seguras e consistentes. O fato da empresa já ser o fornecedor de todo o suporte de virtualização à operadora pesou a favor na hora da escolha da companhia para o projeto, pois foi mais fácil de integrar as soluções.

A operadora também contou com o apoio do time de Professional Services da VMware, que fez toda a execução do projeto, desde o diagnóstico para mapear o problema até a implementação e execução da solução. "Com a ajuda deles, conseguimos entender como a solução poderia nos ajudar de maneira efetiva. Isto mostrou como a equipe estava alinhada para oferecer um serviço de consultoria e não apenas vender um produto", complementou Alexandre.

Com o apoio da VMware, a Oi conseguiu fornecer um provisionamento mais rápido e ágil, com gerenciamento do ciclo de vida e entrega automatizada de serviços para as diversas áreas da companhia. Processos que antes levavam duas semanas, agora levam apenas um dia, permitindo que a empresa realize mais entregas e de forma mais ágil. A automação trouxe redução de custos, melhorando o OPEX e permitindo mais investimento em inovação, pois os técnicos agora conseguem estar um passo além e pensar em novas estratégias e possibilidades, ao invés de gastarem tempo em atividades operacionais.

"A parceria foi muito oportuna para a nossa transformação digital. Agora, estamos preparados para atender com mais agilidade às novas estratégias de mercado. Atualizamos as versões dos aplicativos várias vezes na mesma semana e, por isso, precisamos ter sempre ambientes confiáveis, disponíveis e preparados para as variações de carga. Com a tecnologia da VMware isso não é mais um desafio", afirma Nascimento.

Outro exemplo do benefício da solução foi o atendimento à campanha realizada e 2018, quando a empresa precisou crescer o ambiente do seu principal aplicativo, o Minha Oi, para suportar os novos usuários que viriam de uma campanha massiva de adesão que aconteceria na televisão. Com o vRealize, foi possível subir em uma semana mais de 30 servidores, atendendo de maneira efetiva a demanda gerada. "O que seria desesperador, exigindo até mesmo contratação de novos profissionais e deslocamento do time para trabalhar fora do expediente, foi entregue sem consumir mais recursos do que o previsto e garantindo os objetivos de negócio", completa o executivo.

Com os excelentes resultados alcançados, a Oi já projeta novas aplicações para a solução, avaliando o que mais é possível automatizar dentro da empresa. Dentre as possibilidades está a virtualização da rede, que possibilitaria a automatização de alguns processos internos, reduzindo ainda mais o tempo de entrega. Desta forma, é possível tirar a interferência humana e reduzir as tarefas operacionais para ganhar ainda mais agilidade e melhor atender às demandas de negócio.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial