Unimed Paulistana substitui solução de BI

0

Agilidade no desenvolvimento de indicadores, análises dinâmicas e objetivas, disponíveis em dispositivos móveis e a conquista de um processo de tomada de decisão mais rápido. Esses foram alguns benefícios alcançados pela Unimed Paulistana, ao substituir sua antiga plataforma de BI por uma solução da MicroStrategy. O cenário era de uma solução com falta de dinamismo nas análises e a existência de diversos processos manuais.

A Unimed Paulistana integra o maior sistema de saúde da América Latina – o Sistema Unimed – e desde o seu início em 1971, aprimora o conceito de assistência médica para uma visão de saúde voltada à melhoria da qualidade de vida. Essa filosofia de trabalho visa, além do tratamento e reabilitação, a prevenção e promoção da saúde de seus clientes. O Sistema Unimed, composto por 360 cooperativas médicas, presta assistência a mais de 18 milhões de clientes em todo o país.

"Além de difundir a cultura de acompanhamento de indicadores, a Cooperativa precisava que as análises fossem apresentadas de maneira simples e objetiva, cujos resultados pudessem ser imediatamente percebidos", ressalta Cassius Marcelo Ferreira, analista de ETL Sênior da Unimed Paulistana.

O departamento de Informações Gerenciais (anteriormente denominado Business Intelligence) desenvolve relatórios e estudos que apoiam a maioria das áreas de negócio da empresa.  "Nos últimos anos tornou-se uma necessidade a substituição da plataforma Business Objects 6.5 (BO), a ferramenta de BI anterior utilizada pela equipe de Informações Gerenciais, pois se pretendida análises e a utilização de novos recursos que poderiam tornar o BI mais ágil e eficiente".

"Conseguimos mais dinamismo, pois os relatórios anteriormente produzidos eram estáticos. Devido aos poucos recursos da ferramenta anterior, os relatórios desenvolvidos tinham que ter muitas "cópias", ou seja, guias replicadas para dar diferentes visões, por isso, as análises foram otimizadas com a utilização da MicroStrategy. Também pudemos perceber uma redução no tempo de preparação de alguns indicadores mensais. O trabalho de copiar e colar para arquivos PPT era grande. Algumas análises foram desenvolvidas para que a diretoria pudesse acessar via dispositivo móvel, eliminando a necessidade de desenvolvimento da apresentação em PPT", explica  Ferreira.

A migração dos relatórios da antiga para a nova plataforma está acontecendo de maneira gradativa. O projeto de implantação contemplou a migração de um universo do BO com 1.674 objetos e a conversão de um conjunto de 12 relatórios com uma ampla gama de informações. A migração dos relatórios foi projetada por área – até o momento os departamentos de Relações Empresariais, Relacionamento com Unimeds e Atenção à Saúde passam a ser usuários da solução MicroStrategy. Além da migração do BO, o projeto englobou o desenvolvimento de três dashboards em iPad, para uso da diretoria da Unimed Paulistana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.