Central Nacional Unimed de São Paulo utiliza solução para estudos estatísticos

0

A E-VAL Tecnologia firmou uma parceria com a SAS visando aprimorar o programa de saúde preventiva da Central Nacional Unimed (CNU) – unidade São Paulo. As soluções SAS Entreprise Guide e SAS Enterprise Miner foram utilizadas nos estudos estatísticos dos grupos monitorados durante a campanha.

De acordo com Luis Gustavo Kiatake, diretor executivo da E-VAL Tecnologia, o resultado trará ganhos operacionais significativos para a Unimed, pois apontou que investir em prevenção reduz custos. "Com as tecnologias utilizadas, identificamos que as despesas dos beneficiários que participam do programa de prevenção da operadora eram menores do que os gastos dos não inscritos no projeto", explica.

A segunda fase do programa, de dezembro de 2014 até abril de 2015, envolveu análise preditiva atrelada à rede de associados para as áreas cardiovascular e ortopédica. O objetivo foi identificar indícios de doenças antes que se instalem ou passem para estágios mais avançados. Desta forma, a operadora terá subsídios para motivar seus beneficiários na adesão ao programa. "É fato que ao monitorar um beneficiário, há uma maior probabilidade de postergar ou até reduzir os riscos deste desenvolver alguma enfermidade, já que estamos falando de prevenção", afirma Kiatake.

Utilizando as ferramentas do SAS em uma base histórica de cinco anos, detectou que dos 200 mil beneficiários selecionados da CNU, quatro mil tiveram algum quadro de doença cardiovascular – considerado um evento grave pela operadora. "Futuramente, a Central Nacional Unimed poderá se tornar referência na área de prevenção de doenças ou agravos, já que conseguirão gerenciar as informações necessárias para o rastreamento dos mesmos de forma mais ágil e eficaz, com as soluções implantadas", avalia o diretor.

De acordo com Marcos Prete, gerente de Novos Negócios e Parcerias do SAS, "esta nova parceria representa uma ação estratégica do SAS para o segmento das operadoras de saúde. A plataforma analítica da companhia, aliada ao conhecimento da E-VAL Tecnologia, possibilitará que muitas empresas do segmento reduzam seus custos operacionais por meio de programas de saúde preventiva".

O SAS Entreprise Guide é um software point-and-click de fácil manipulação para os usuários que desejam analisar dados, publicar resultados e fazer previsões em tempo real. Foi justamente essa alta capacidade analítica da ferramenta que permitiu a análise do grande volume de dados da CNU.

Já o SAS Enterprise Miner é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento de modelos de Data Minning (modelos comportamentais ou preditivos), permitindo a análise e exploração de grandes quantidades de dados a partir de diversos algoritmos que geram padrões, tendências, associações e regras significativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.