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Hospital Moriah adota serviços na nuvem para melhorar atendimento

Postado em: 17/11/2019, às 21:35 por Redação

O Hospital Moriah, referência em medicina de alta complexidade, implementou soluções de serviços em nuvem AWS (Amazon Web Services) e plataforma personalizada de monitoramento com o software Zabbix para apoiar toda a estratégia de alta disponibilidade de serviços e controle de sua infraestrutura em TI.

Com ajuda da BeOnUp, parceira AWS, os serviços foram planejados e implementados em janeiro desse ano com o intuito de prover um melhor atendimento para médicos e pacientes, tendo uma visão controlada de toda tecnologia utilizada em seus processos de trabalho, promovendo assim disponibilidade, segurança e qualidade dos principais serviços de TI, além de engajar pacientes e médicos.

Dessa forma, o Hospital Moriah proporciona uma evolução em indicadores importantes como: aumento da disponibilidade dos serviços prestados; antecipação a possíveis problemas; gerenciamento de riscos; aumento da velocidade nas tomadas de decisão com dashboards, entre outras. Estas ações foram fundamentais para o processo de transformação digital e com isso o complexo hospitalar obteve uma melhora nos seus processos de atendimento aos médicos e pacientes.

Daniel Cunha, diretor de TI do Hospital Moriah e Grupo Life Saúde, cita entre os benefícios alcançados com a nova solução a alta disponibilidade dos serviços de TI e Telecom, tanto em situações planejadas, como em eventuais manutenções de hardware e sistema operacional, quanto para os eventos não planejados. "Ressalto também o desempenho elevado dos aplicativos, a preservação do investimento com a escalabilidade da infraestrutura, melhor utilização dos recursos computacionais com o balanceamento da carga de trabalho, maior tranquilidade para a gestão do negócio com uma infraestrutura totalmente monitorada, menor investimento em propriedade de hardwares e softwares com as soluções adotadas, automatização de processos operacionais e simplificação do gerenciamento da infraestrutura. Considerando a possibilidade de downtime dos serviços praticamente nulo, o retorno do investimento é imediato", enfatiza Cunha.

Com a automação e monitoramento dos serviços, o time de TI do Hospital Moriah consegue acessar indicadores de performance e segurança que são fundamentais para garantir a disponibilidade dos serviços do hospital e a melhor experiência dos usuários. Um exemplo foi o backup de imagens da cirurgia realizada pelo robô DaVinci, backup este realizado na nuvem AWS, garantindo alta disponibilidade e segurança no armazenamento de informações importantes, com monitoramento no transporte e alta performance no processo – o que reduziu a alocação do armazenamento em até 35%.

As soluções foram implementadas nos principais setores do hospital que envolvem tecnologia, como: suporte, segurança, desenvolvimento e atendimento. Os colaboradores das áreas de gerência e diretoria têm acesso à visão de dashboards e indicadores personalizados em monitores e alertas, enviados por meio de dispositivos móveis; e as informações e dados podem ser acessados de maneira remota. "O serviço de monitoramento nos possibilitou ter uma visão melhor da saúde do nosso ambiente, nos dando acesso a métricas e informações de forma simples e prática, que nos ajudam a tomar decisões, como a hora certa de expandir recursos de um servidor crítico ou a possibilidade de realizar análises de maior consumo de recursos. A possibilidade de receber alertas por mensagens ou ligação quando não se está no ambiente da empresa é um diferencial que nos permite atuar mais rapidamente em incidentes que ocorrem em períodos em que a equipe de TI é mais reduzida, como finais de semana e madrugadas", afirma Fábio Borges, administrador de redes do hospital.

Os projetos de infraestrutura cloud e painéis criados com a BeOnUp são os principais guias para a tomada de decisões com base na qualidade e performance dos serviços entregues pela TI.  "O monitoramento permitiu termos mais agilidade na atuação tanto de atividades do dia a dia, como em alertas relacionados a serviços críticos conectados à rede de alguma forma, sejam computadores, equipamentos médicos, softwares diversos, entre outros. Com a infinidade de serviços sob a gestão da TI, com certeza facilita ter uma visão ampla sobre os status dos itens mais críticos, bem como atuar prontamente quando necessário", salienta Weberson Rosemberg Correa Bento, gerente de TI do hospital.

Acessar informações de forma rápida e segura é cada vez mais importante para a tomada de decisões em qualquer tipo de negócio. "As áreas de atendimento e suporte técnico foram reativas, mas hoje a automação é fundamental para melhorar a experiência de pacientes e médicos. A implementação de serviços cloud e o monitoramento personalizado é um forte aliado no processo contínuo de gestão à vista e governança do Hospital Moriah, que tem como cultura buscar tecnologias que facilitem o dia a dia dos profissionais e clientes, melhorando a integração e o relacionamento", completa Cunha.

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