Caboluc cresce com desenvolvimento de novo sistema de gestão

0

Tradicional revendedora de cabos de aços e fabricante de ligas de cabos, correntes e cintas de poliéster para uso nos setores de logística, petróleo e construção civil, com 43 anos de atividade, a companhia brasileira Caboluc vem passando por um processo de modernização de sistemas. A partir do novo sistema, desenvolvido sobre a plataforma FileMaker, em questão de meses a empresa viu seu faturamento crescer 40%, e a quantidade de itens em seu portfólio saltar de 550 para 1000 diferentes produtos.

Esses são apenas alguns dos bons indicadores revelados por Edmilson Sarchi, gerente comercial da empresa, para demonstrar o acerto da decisão de trocar dúzias de grandes planilhas em Excel e arquivos em outros vários softwares estanques, além de calhamaços de documentos e processos manuais, por um sistema aplicativo unificado que cobre do início ao fim todos os procedimentos de produção, entrega, gestão, vendas e projetos.

A implantação do inventário de processos foi um item sensível na odernizaçao da  gestão, pois não poderia se correr o risco de se perder quatro décadas de informações legadas da área de Projetos. "A questão mexe no DNA da Caboluc: a empresa, embora fabrique cerca de 250 itens por semana, os faz todos um a um, cada qual sob medida segundo rígidas exigências técnicas de seus mais de 14 mil clientes corporativos",  explica o executivo,

"O fato de cada produto da Caboluc ser único foi uma feliz coincidência com a filosofia tecnológica da FileMaker, cuja base é justamente a criação de aplicativos customizados e 100% com a alma do cliente", conta o programador e diretor da empresa de desenvolvimento Implement Systems, Claudio Heidemann, escolhida pela Caboluc para criar seu sistema integrado de administração.

A partir da entrada em uso do sistema aplicativo, batizado Implement Manager, a Caboluc registrou crescimento de 96% na produtividade de sua área mais crítica. O percentual de devolução de produtos por conta de algum tipo de falha na produção diminui de 7% para 0,3% de cada 100 peças entregues, apenas três itens de cada mil entregues.

Hoje, 25 funcionários da empresa usam o sistema em FileMaker, mas isso deve mudar em curto prazo. Para melhor integrar suas operações, que incluem fábrica e matriz em São Paulo e cinco filiais nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, a Caboluc vem trabalhando na criação de versões mobile da aplicação para rodar em iPad, iPhone e outros dispositivos. Atualmente, o Implement Manager está em um servidor na matriz e trabalha em cerca de 23 PCs no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.