CMPC Celulose Riograndense migra contas de e-mails e aplicativos para nuvem

0

A CMPC Celulose Riograndense, unidade do grupo chileno CMPC, migrou todas as suas 1.100 contas de e-mail para a nuvem do Google. O projeto fez parte de uma iniciativa realizada em toda a corporação na América Latina, envolvendo um total de 15 mil contas.

A migração iniciou pela sede do grupo, no Chile, em março deste ano, conduzida pela Orion, um Google Partner norte-americano. No Brasil, a TI da unidade CMPC, localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, percebeu a necessidade de adotar um parceiro local para dar suporte aos serviços, além de realizar atividades inicialmente não inclusas no escopo da Orion e prestar treinamentos aos usuários.

A empresa resolveu contratar a ilegra, de Porto Alegre, que já havia prestado outros serviços para a CMPC anteriormente e implantou todos os aplicativos da plataforma Google, conta Rafael Gonçalves, especialista em Infraestrutura da CMPC, acrescentando que o maior ganho foi trazido pelas ferramentas de colaboração, como Google Drive, Hangouts e toda a parte de Google Sites, que tornaram mais ágeis processos.

"Hoje, temos reuniões online, interatividade para apresentações, agilidade. Por exemplo, estou dando andamento a um projeto com uma empresa de São Paulo que também está na plataforma Google e tudo é controlado em cima dos aplicativos. Então, analisamos, trabalhamos e compartilhamos documentação pelo Drive, compartilhamos e discutimos atas de reunião online, fazemos reuniões via Hangouts, fazemos apresentações e já promovemos as alterações necessárias na própria plataforma. Foi um ganho de produtividade muito grande", diz o especialista.

A plataforma Google também foi muito bem aceita pelos usuários. Conforme Gonçalves, a empresa esperava que fosse um processo lento, com solução gradual de problemas de usabilidade. Entretanto, dos mais de 500 colaboradores treinados, cerca de 50% já utilizavam o Gmail em casa, já estavam acostumados a compartilhar informação e usar ferramentas flexíveis e acessíveis em dispositivos móveis.

Tanto que, com a nova plataforma, algumas regras e restrições da empresa acabaram sendo extintas, como a restrição de acesso a e-mails corporativos fora da empresa por apenas alguns grupos de colaboradores. Após a migração para a nuvem, o acesso foi liberado a todos.

"Em todo o projeto, tivemos o apoio da ilegra. Escolhemos a empresa como fornecedor por já conhecê-la e por termos tido boas referências de outras companhias que migraram para a nuvem do Google com eles", ressalta Gonçalves. "Eles assumiram um projeto um pouco diferente das demais migrações realizadas para o Grupo na América Latina, pois fizemos alguns ajustes para nossa unidade, e conduziram bem do início ao fim. Ficamos muito satisfeitos", completa.

Ainda segundo ele, a adesão à nuvem é uma constante na Celulose Riograndense, que utiliza cloud computing também para a Nota Fiscal Eletrônica, para sites externos e para alguns serviços SAP.

Grupo

A Celulose Riograndense é integrante do grupo CMPC e atua no mercado nacional e internacional de celulose de fibra curta de eucalipto. A companhia conta com uma fábrica no município de Guaíba, na região Metropolitana de Porto Alegre-RS, detendo uma área de 106 mil hectares de floresta de eucalipto.

Ela gera em sua própria fábrica 80% da energia necessária para produção da celulose, além de gerar energia para seu uso a partir de resíduos do processo de produção da celulose, em quantidade suficiente para atender a uma cidade de 200 mil habitantes.

Já a CMPC é pioneira no Chile na fabricação de celulose e papel. Trata-se de uma das principais empresas na área florestal na América Latina e está presente em mais de 50 países nos 5 continentes. Com mais de 25 fábricas, conta com aproximadamente 8 mil colaboradores operando em 5 áreas de negócios, através das seguintes empresas: CMPC Florestal, CMPC Celulose, CMPC Papéis, CMPC Tissue e CMPC Produtos de Papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.