O acesso remoto facilita o equilíbrio entre trabalho e vida família

0

De acordo com um estudo da Organização Internacional do Trabalho, apenas 55% das mulheres espanholas que se tornam mães voltam para suas antigas rotinas de trabalho após o parto. E 35% delas confessaram ter reduzido suas horas de trabalho para cuidar de seus filhos, enquanto até 10% deixaram ou perderam o emprego. Ter um filho não deve ser necessariamente um impedimento para as mulheres que desejam continuar suas carreiras. A redução de dias de trabalho ajuda a equilibrar a vida familiar, sob o custo de uma queda notável no salário, algo com o qual muitas mulheres não podem lidar. É aí que o trabalho flexível entra em cena.

Trabalhar de forma remota pode resolver este dilema, ou ao menos amenizá-lo, pois isso permite que as mulheres mantenham o mesmo ritmo de trabalho e produtividade antes do nascimento da criança ou que cheguem perto disso. Horários flexíveis e a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, são fundamentais para alcançar o equilíbrio ideal. Após o parto, não só as mães como também os pais ficam sobrecarregados com tantas responsabilidades, e muitas vezes são forçados a ver como o tempo passa rápido e o quanto são incapazes de dedicar mais tempo aos filhos por causa das longas jornadas de trabalho.

O trabalho remoto está cada vez mais presente no mundo corporativo e rapidamente vem se tornando uma ferramenta fundamental para os pais que desejam continuar trabalhando sem comprometer as relações familiares, a criação e o acompanhamento do crescimento de seus filhos.

As vantagens do trabalho remoto são bem claras: além de ajudar a encontrar o equilíbrio entre a vida familiar e profissional, ele oferece flexibilidade aos trabalhadores e permite que eles cumpram suas tarefas de onde se sentirem mais confortáveis e produtivos – seja de suas casas, de um escritório, na casa de parentes ou em qualquer outro lugar. Essa liberdade aumenta a alegria do funcionário, que se traduz em um efeito positivo em sua produtividade.

As ferramentas de trabalho remoto são muito importantes quando se trata de trabalhar em casa. As mães podem se conectar ao seu computador do escritório sem precisar ir até lá e também podem participar de reuniões e conferências por meio das ferramentas de reunião on-line. Todas essas oportunidades têm um impacto positivo no bem-estar das mães e das crianças. Por fim, a redução de viagens e do estresse graças ao acesso remoto ajuda as mulheres a continuar se dedicando aos seus trabalhos e às suas famílias.

Para as empresas, as políticas de trabalho remoto estão se tornando cada vez mais comuns. Além de beneficiar a imagem da companhia, fazendo com que ela pareça mais moderna e preocupada com o bem-estar de seus funcionários, a produtividade também aumenta, uma vez que a felicidade do funcionário tem impacto direto sobre a qualidade de seu trabalho. Quando se trata de maternidade, as condições flexíveis de trabalho permitem que as empresas mantenham seus profissionais mais valiosos e talentosos, evitando dessa forma, buscar e treinar novos colaboradores.

Axel Schmidt, gerente de Relações Públicas da TeamViewer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.