UPA de Senador Canedo melhora sistema de atendimento da população

0

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo, de Goiás,  informatizou o atendimento dos pacientes com a implantação do sistema de gestão estratégica da Prodata, que após um ano de utilização propiciou  diversas melhorias  no atendimento e gestão da unidade.

O atual diretor administrativo da unidade, Fernando Pelozo destaca que o sistema contribuiu com a melhoria da produtividade dos médicos. "Antes, era possível encontrar médicos ociosos ou em momento de descanso impróprio enquanto que a demanda por atendimento era grande. Com o sistema de gestão estratégica, os médicos conseguem se organizar para prestar um bom atendimento e ainda ter sua pausa na jornada do plantão''.

Com base nos dados que o sistema produz, o diretor se antecipa a situações e planeja a unidade para momentos mais críticos. Por exemplo, em dezembro de 2013, a UPA de Senador Canedo realizou 9.275 atendimentos, o maior número registrado no ano. Isso, de acordo com o diretor administrativo, possibilita que você prepare a unidade para o mesmo período do próximo ano reforçando o número de médicos no plantão, estocagem de medicamentos, etc.

O sistema também admite gerenciar o plantão dos médicos, montando uma escala onde os profissionais são alternados em diversas especialidades, de modo a otimizar o atendimento e não sobrecarregar ninguém. De acordo com Pelozo, "o modelo da Prodata permite administrar e não apagar incêndios."

Anteriormente, não havia o controle de como estava o auxílio médico. Hoje, com as planilhas e banco de dados é possível saber como anda o atendimento, o que está funcionando e o que não está. E assim, direcionar esforços para resolver o problema específico de maneira ágil e prática.

Com o sistema, e possível fazer a classificação de risco do paciente e obter informações como o tempo de espera e o número de atendimentos por dia. Dessa forma, o gestor deixa de resolver problemas na simples admissão e classificação do paciente para administrar a unidade focando seu tempo com situações imprescindíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.