Neurotech conclui implantação de solução de previsão de arrecadação da Sefaz-PE

0

Como parte de um projeto de desenvolvimento de cinco soluções específicas para a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE), a Neurotech finalizou a entrega de uma ferramenta de Previsão de Arrecadação de Impostos. Trata-se de um projeto de Big Data Analytics, que envolveu diversas áreas da instituição, todos os segmentos econômicos relacionados, todas as possíveis ações fiscais, diversas fontes de dados em diferentes níveis de informação e um imenso volume de dados.

Diante deste amplo cenário, foi criado um modelo para efetividade da arrecadação, o mais complexo já desenvolvido pela Neurotech ao longo dos seus 15 anos de experiência, que, por isso, tornou-se um marco importante para a empresa como provedora de soluções inovadoras para o segmento de governo.

A Previsão de Arrecadação de Impostos agora permite à Secretaria estabelecer metas de arrecadação mensal para o ano seguinte, com o objetivo de otimizar a alocação de recursos dos gerentes regionais e auditores. Além disso, uma das funcionalidades da solução é a possibilidade de criar cenários otimistas ou pessimistas, a partir de estimativas do crescimento dos PIBs do Brasil e de Pernambuco, para que a tomada de decisão contemple diferentes perspectivas econômicas.

A arrecadação de impostos da SEFAZ-PE é a fonte de receita do Estado de Pernambuco, composta por Imposto sobre Causa Mortis e Doações (ICD), 18 segmentos do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Assim, para calcular os impostos com visões das diretorias regionais e de códigos de receitas, há cerca de 100 séries temporais mensais de arrecadação. De acordo com Marcelo Aragona, diretor comercial da Neurotech, "frente a esse conjunto de especificidades, o maior desafio da equipe de inovação da companhia foi encontrar um modelo estatístico capaz de adaptar-se às particularidades de cada série temporal e fornecer uma previsão da arrecadação mensal para cada série individualmente". Na atual versão do modelo, a porcentagem de erro da previsão de arrecadação total de impostos da SEFAZ é de apenas 1%.

Com a conclusão desta ferramenta, a Neurotech finalizou as entregas previstas para 2014 para a SEFAZ-PE, juntamente com o software fornecido à instituição em junho do último ano. Para finalizar todo o projeto que a Neurotech está executando para a Secretaria, após vencer licitação pública promovida pelo Estado de Pernambuco e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2013, mais três soluções serão desenvolvidas e implantadas pela Neurotech em 2015, com foco em parcelamento de créditos tributários, ações fiscais em fronteiras e detecção de empresas fantasmas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.