A revolução do OpenFlow

0

Há tempos alguns fabricantes de equipamentos de telecomunicações têm trabalhado no desenvolvimento de produtos e tecnologia para as redes definidas por software. E, sem dúvidas, uma das inovações que, definitivamente, podem revolucionar a indústria, é o OpenFlow – a grosso modo, um tipo de programação muito mais simples dos tradicionais dispositivos de rede, por meio de uma interface padrão a todos. Sim, você leu corretamente: isso significa controlar seus switches, roteadores físicos e virtuais, de vários fornecedores, por meio de uma única ferramenta.

O que mais isso significa? Isso possibilita programar uma rede da mesma forma como se programa um conjunto de computadores. A rede é manipulada na camada do software e isso pode, a médio e longo prazo, permitir que você atualize a sua tecnologia de rede sem precisar investir alguns milhares de reais na troca de equipamentos. O impacto para a indústria é enorme.

Na prática, o OpenFlow é plataforma aberta com uma arquitetura igualmente aberta, que possibilita mais flexibilidade às redes, e tornado-as mais responsivas quando se trata de adaptar-se a mudanças. Em uma rede OpenFlow, os switches fazem o roteamento do tráfego de rede de acordo com as regras que são configuradas no switch. Essa é uma mudança enorme de paradigmas, se pensarmos que, até então, qualquer mudança na rede acontecia, quase sempre, na camada física.

Essencialmente, o OpenFlow separa a camada de controle da camada de dados em um equipamento de rede – e última é que será a mais importante. Se o equipamento receber um pacote de informações para o qual ele não tem nenhuma regra de entrega, o pacote será devolvido a um controle central, que determina a ação a ser tomada. Então, o controle central é que adiciona um comando específico para que, por exemplo, o equipamento entregue os dados para o destinatário correto no futuro.

E essas instruções ao equipamento, enviadas pelo controle central, podem variar. Por exemplo, é possível estabelecer uma regra de mudança dos headers dos pacotes para que eles sejam enviados a uma determinada porta. É possível fazer o balanceamento de carga sem afetar a disponibilidade, este é outro exemplo interessante. Tudo isso pode ser feito em um switch que não funciona com um sistema operacional proprietário, e cuja única instrução é acessar o controle central para administrar a entrega dos pacotes de dados.

O conceito, naturalmente, desafia o conceito tradicional de redes – cujas dificuldades em lidar com as novas tecnologias, como virtualização, por exemplo, têm se tornado um entrave para as empresas, que estão procurando novas alternativas a tecnologias com plataformas fechadas e sistemas operacionais que não se inter-comunicam.

Com tantas mudanças no mercado de redes –e isso inclui também a chegada da SDN- é evidente que o padrão estabelecido até agora, que inclui redes definidas no hardware e sistemas operacionais proprietários, tendem a ser abandonados em médio prazo. Afinal, as mudanças não trazem somente uma atualização tecnológica, mas alteram radicalmente o uso da tecnologia. Agora, é só esperar pelos próximos capítulos.

Douglas Falsarella, gerente de redes da Broadtec

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.