UOLDIVEO adota tecnologia flash para obter mais desempenho de processamento

0

A Pure Storage anuncia que a UOLDIVEO, empresa pertencente do Grupo Uol, escolheu acrescentar ao seu portfólio de armazenamento de dados os arrays 100% flash da fabircante, buscando ampliar o fornecimento de serviços de tecnologia nos ambientes de data center próprios e compartilhados. Integradora de soluções para infraestrutura de TI, multicloud, serviços gerenciados e aplicação, o UOLDIVEO tem como clientes empresas da indústria de cosméticos, indústria química, grupos imobiliários, e-commerce de grandes varejistas, companhias aéreas, segmento financeiro, entre outros.

A busca da empresa por novas soluções com melhor relação custo-desempenho é uma preocupação constante das equipes de TI, sendo um critério levado em conta também pela empresa para avaliar um novo produto de armazenamento totalmente flash. Com isso, a equipe de engenheiros do UOLDIVEO avaliou o FlashArray//FA-420, de 5.5 Terabytes, e conduziu a prova de conceito em ambientes com o banco de dados Microsoft SQL Server e plataforma de virtualização VMware. "Os pontos que mais chamaram atenção naquele momento foram o desempenho e a resiliência em caso de falhas", avalia Cleyton Ferreira,Chief Technology Officer (CTO) do UOLDIVEO.

De acordo com o CTO, a alta performance adquirida pelos arrays em apenas 6U também determinou a escolha dessa solução totalmente flash. A possibilidade de otimização do espaço é possível por meio de recursos de redução de dados (compressão + desduplicação), que atingiram a taxa de 3.3:1, ou seja, a cada 3.3 Terabytes que a aplicação utiliza, é necessário apenas 1 Terabyte de espaço no storage. "Verificamos que é possível colocar uma grande capacidade de storage flash, ocupando um espaço físico pequeno no data center e consumindo bem menos energia elétrica", destaca Ferreira.

Além disso, a empresa também comprovou a simplicidade de instalação e gerenciamento do array. "Durante o teste de homologação, achamos o set up fácil e rápido. O FlashArray da Pure ficou pronto para uso rapidamente, em apenas um dia,além de ter apresentado alta performance". Com satisfação contínua, a empresa já estuda a possibilidade de atualização do software por meio das vantagens de seu pacote Evergreen Storage, adicionando recentes funcionalidades de armazenamento total flash da Pure Storage.

Cliente 

Um dos clientes do UOLDIVEO, do setor de varejo, utilizava um storage mid-range tradicional com discos mecânicos que não suportava mais as elevadas cargas de trabalho, o que estava impactando o ambiente de TI. A solução de armazenamento legada não atendia à quantidade de I/O e ao tempo de resposta necessários para manter a disponibilidade compatível ao serviço oferecido.

Quando a empresa varejista organizou a promoção Black Friday em 2016 – situação que demanda altos níveis de processamento de dados – o UOLDIVEO fez a migração para a solução FlashArray//FA-420. Segundo Cleyton Ferreira, "o tempo de resposta caiu bastante e deu a sobrevida que o cliente precisava para passar por esse pico de acesso" – o que foi identificado pela equipe técnica da Pure Storage ainda durante a análise do equipamento, quando essa variável se manteve abaixo de 1ms para todo o período. Além disso, "a alta performance e capacidade de I/O mais elevada são benefícios que trouxeram satisfação à empresa", acrescenta.

A possibilidade de mover o array para um data center terceirizado, onde rodava a carga de trabalho do cliente do UOLDIVEO, foi outra vantagem adquirida. "Essa também é uma das características interessantes do equipamento da Pure Storage: por conta dos 6U que ocupa, a mobilidade dele acaba sendo mais fácil", comenta o CTO.

Para Ferreira, a implantação do FlashArray resultou em um ganho operacional significativo ao ambiente de TI do cliente, o que está relacionado também à contribuição para a eficiência das estratégias dos negócios. "Além da facilidade para colocar a solução da Pure em funcionamento, resolvemos problemas de desempenho antigos em períodos de transbordo e alta carga, como foi o Black Friday".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.