TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Rio de Janeiro testa smarphone em pagamento de passagem de transporte coletivo

Postado em: 18/10/2013, às 13:55 por Redação

A primeira experiência no Brasil envolvendo o pagamento de passagens de transporte coletivo a partir de um aparelho smartphone embarcado com tecnologia NFC (Near Field Communication) já tem local e data determinados.

O teste-piloto será realizado no Rio de Janeiro entre durante três meses, com expectativa de conclusão em dezembro de 2013 graças a uma parceria entre RioCard Tecnologia da Informação, Gemalto, Motorola Mobility, e as operadoras Claro, Oi, Telefônica Vivo e TIM.

Para tanto, foram selecionados 200 usuários de ônibus, trens e barcas. Assim, pela primeira vez no Brasil, smartphones serão usados como mobile wallets (carteiras móveis) usando a tecnologia NFC para pagamento de passagens de transportes públicos.

O NFC permite a troca de informações sem fio de forma segura quando dois dispositivos compatíveis estejam próximos entre si. O uso desta tecnologia em transporte começou, em 2003, de forma pioneira no Rio de Janeiro com o Cartão RioCard e já está incorporada aos hábitos dos usuários.

Para efetuar o pagamento da passagem o usuário deverá aproximar o smartphone do validador da RioCard. O aparelho Motorola RAZR D3 foi escolhido com exclusividade para o projeto-piloto.

Um aplicativo permite que o passageiro facilmente consulte o saldo na tela do aparelho em qualquer momento e em qualquer lugar.

A RioCard deverá oferecer, em breve, venda de créditos no próprio aparelho. "É um sistema prático e rápido, que traz liberdade para o cliente", diz Homero Quintaes, diretor da RioCard TI.

A Gemalto forneceu os cartões UpTeq multi-tenant NFC SIM com a tecnologia Mifare4Mobile embarcada, que protegem as credenciais do usuário, permitindo o pagamento seguro da passagem com apenas um toque no aparelho.

Com a necessidade de futura evolução desta tecnologia, a adição da plataforma de Trusted Service Manager (TSM) da Gemalto permitirá a introdução de uma ampla gama de serviços de valor agregado.

"O transporte está emergindo como uma das aplicações mais importantes para a tecnologia NFC e nosso cartão UpTeq multi-tenant NFC SIM é completamente escalável para hospedar uma ampla gama de serviços agora e no futuro", explica Damien Bullot, diretor de Telecom Brasil, da Gemalto.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial