Rio de Janeiro testa smarphone em pagamento de passagem de transporte coletivo

0

A primeira experiência no Brasil envolvendo o pagamento de passagens de transporte coletivo a partir de um aparelho smartphone embarcado com tecnologia NFC (Near Field Communication) já tem local e data determinados.

O teste-piloto será realizado no Rio de Janeiro entre durante três meses, com expectativa de conclusão em dezembro de 2013 graças a uma parceria entre RioCard Tecnologia da Informação, Gemalto, Motorola Mobility, e as operadoras Claro, Oi, Telefônica Vivo e TIM.

Para tanto, foram selecionados 200 usuários de ônibus, trens e barcas. Assim, pela primeira vez no Brasil, smartphones serão usados como mobile wallets (carteiras móveis) usando a tecnologia NFC para pagamento de passagens de transportes públicos.

O NFC permite a troca de informações sem fio de forma segura quando dois dispositivos compatíveis estejam próximos entre si. O uso desta tecnologia em transporte começou, em 2003, de forma pioneira no Rio de Janeiro com o Cartão RioCard e já está incorporada aos hábitos dos usuários.

Para efetuar o pagamento da passagem o usuário deverá aproximar o smartphone do validador da RioCard. O aparelho Motorola RAZR D3 foi escolhido com exclusividade para o projeto-piloto.

Um aplicativo permite que o passageiro facilmente consulte o saldo na tela do aparelho em qualquer momento e em qualquer lugar.

A RioCard deverá oferecer, em breve, venda de créditos no próprio aparelho. "É um sistema prático e rápido, que traz liberdade para o cliente", diz Homero Quintaes, diretor da RioCard TI.

A Gemalto forneceu os cartões UpTeq multi-tenant NFC SIM com a tecnologia Mifare4Mobile embarcada, que protegem as credenciais do usuário, permitindo o pagamento seguro da passagem com apenas um toque no aparelho.

Com a necessidade de futura evolução desta tecnologia, a adição da plataforma de Trusted Service Manager (TSM) da Gemalto permitirá a introdução de uma ampla gama de serviços de valor agregado.

"O transporte está emergindo como uma das aplicações mais importantes para a tecnologia NFC e nosso cartão UpTeq multi-tenant NFC SIM é completamente escalável para hospedar uma ampla gama de serviços agora e no futuro", explica Damien Bullot, diretor de Telecom Brasil, da Gemalto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.