RNP amplia velocidade da internet em instituições de ensino e pesquisa de São Paulo

0

Até janeiro do próximo ano as operadoras Oi, Vivo/Telefônica e Avvio  deverão concluir a instalação de novos enlaces de internet de alta capacidade em instituições de ensino e pesquisa de oito cidades paulistas.

As operadoras foram contratadas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), após processo de licitação. A coordenação do projeto tem a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No total, 14 campi serão contemplados, abrangendo o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e as universidades federais de São Carlos (UFSCar), do ABC (UFABC) e de São Paulo (Unifesp), que terão acesso a banda de maior velocidade.

Nas cidades de Matão e de São José dos Campos, por exemplo, o alcance da velocidade, inicialmente, será de 40 Mbps. Já em Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Presidente Epitácio, Suzano e Votuporanga, iniciará em 20 Mbps – uma banda cinco vezes superior à anterior de 4 Mbps.

"Novos aumentos de velocidade serão feitos periodicamente, a cada seis meses. No caso de Matão e São José dos Campos, por exemplo, começará em 40 Mbps, passará a 60 Mbps em seis meses até chegar a 100 Mbps no 18º mês. Com isso, essas instituições terão uma banda 25 vezes mais veloz em até dois anos", explica Ari Frazão, diretor adjunto de Engenharia de Redes e Operações da RNP.

O processo será progressivo para que as operadoras tenham tempo para se preparar técnica e estruturalmente. O projeto já passou pelos Estados do sul do País e por Minas Gerais. O próximo passo será a homologação do processo no Rio de Janeiro.

"Também já foi lançado o edital para ampliar o projeto para as regiões Nordeste, Centro Oeste e Norte. Esperamos ter esse processo finalizado até o final do ano. A expectativa é de que no primeiro trimestre de 2014, cerca de 500 instituições do interior do país contarão com a banda mais veloz", adianta Frazão.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.