Sua empresa tem futuro?

1

A caminhada empresarial em prol da renovação das estratégias, das formas de produzir, de tratar os colaboradores e de vender produtos e serviços é uma constante e, a cada passo, o empresário aprende novas abordagens e incrementa seu conhecimento com criatividade e inovação.

Conversas estão sempre presentes e a crença de que a colaboração pode ser vetor de competitividade e de mudança social nos move. Lemos e ouvimos novas regras e novos modelos de negócio para obter a vantagem competitiva o tempo todo em artigos que lemos e eventos que participamos. Isso nos provoca reflexões e nos permite vislumbrar caminhos cada vez mais sustentáveis em direção ao crescimento.

Na Senior, o repertório de técnicas, práticas e conceitos que colecionamos só confirma que seguimos no caminho certo. Uma das primeiras iniciativas envolvendo os colaboradores em prol de um melhor resultado em processos e produtos foi o SIM – Sugestões Internas de Melhorias – que pontuava as ideias aprovadas e permitia a troca de pontos por brindes. Na sequência, implantamos projetos que buscam nos colaboradores aspirações de futuro que direcionam o Planejamento Estratégico da companhia, desafios em prol de mais qualidade e produtividade, dinâmicas que estimulam a interação e a resolução de desafios do dia-a-dia de forma colaborativa – como o Coding Dojo aplicado nas equipes de Desenvolvimento e, numa iniciativa mais recente, com os redatores técnicos. Pela primeira vez este ano, comemoramos o Dia do Orgulho Nerd com ações pensadas e organizadas pelos colaboradores e vamos lançar um projeto ousado de incentivo à startups.

O cenário é de evolução e, para acompanharmos essa evolução, é preciso estar aberto ao novo, às mudanças. Deixar de perceber esse cenário pode fazer com que o empresário caia na armadilha da miopia que o impede de ver o todo que o estimula a criar um mundo novo no qual ações colaborativas se conectam a resultados positivos.

As pessoas estão mais colaborativas, o mundo está mais colaborativo. Aproveitar esse cenário pode ser o diferencial corporativo do futuro. Quando as organizações enxergarem os colaboradores como parceiros de seu desenvolvimento, o inverso também acontece e a relação entre líder e liderado passa a ver o resultado como uma conquista do grupo. A ação e a cooperação das pessoas são fundamentais para mudar a forma de administrar e, como reflexo desta atitude, é preciso reconhecer o papel da cultura organizacional, percebendo os indivíduos como atores que participam e influenciam as mudanças.

Em 10 anos, a previsão é que 40% das 500 empresas mais futuristas e inovadoras da atualidade não existirão mais, de acordo com estudos divulgados no ano passado, no Fórum HSM. Então fica o recado: quem não se reinventar e investir na cultura da colaboração, não terá espaço no futuro empresarial.

Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.