Empresa de Big Data terceiriza gestão em nuvem para crescer

0

Para a upLexis, que surgiu em meados de 2016 com soluções de Big Data que visam facilitar a tomada de decisões das empresas, o armazenamento de grande volume de dados era um desafio. Isso porque a empresa fazia internamente a própria gestão do ambiente na nuvem da Amazon Web Services (AWS) e lidava com problemas de indisponibilidade e outros incidentes. Essa vulnerabilidade no ambiente fez com que a empresa se deparasse com a necessidade de um parceiro especialista que realizasse a gestão do ambiente com serviços profissionais em cloud. "Foi preciso arrumar a casa, melhorar a instabilidade dos nossos serviços e produtos para ganhar performance", afirma Fábio Lopes, CTO da upLexis.

Para auxiliar no projeto, a upLexis contratou os serviços da Rivendel, que hoje faz parte da Mandic Cloud Solutions, empresa brasileira especializada em serviços profissionais em cloud corporativo. O time técnico da Mandic Cloud + Rivendel trouxe uma visão macro para o negócio e arquitetou um novo ambiente com a implementação de diversos projetos bem-sucedidos. "Criamos um contingenciamento de serviços críticos, possibilitamos o ganho de escalabilidade, além de reduzirmos a previsão de custos com as máquinas", explica Diego Lakatos, líder técnico da Mandic Cloud Solutions.

Entre as etapas do trabalho, destaca-se a migração do modelo de Elasticsearch versão 0.90 (EC2 – máquina) para o Elasticsearch versão 2.3 (AWS Elasticsearch) como serviço, que possibilitou ganho de performance e uma gestão mais simplificada. E a migração de PostgreSQL (EC2 – máquina) para serviço RDS na AWS. Todas essas mudanças foram melhorias notáveis e que auxiliaram a empresa em seu amadurecimento de infraestrutura e crescimento exponencial.

"Começamos com cerca de 20 funcionários e hoje já somos em 80 pessoas na empresa. Evoluímos também nossa equipe de TI que atualmente é subdividida em áreas de testes, usabilidade, user experience, suporte, entre outras", esclarece Lopes. Segundo o executivo, o foco do trabalho realizado este ano pela Rivendel, que desde fevereiro de 2018 tem equipe integrada em uma única empresa, a Mandic Cloud Solutions, foi na organização e documentação da infraestrutura para prevenir todas as aplicações de quaisquer riscos de indisponibilidade. "Estamos em um nível de maturidade bem mais avançado do que antes e isso nos possibilitou fortalecer nossa oferta de produtos e serviços sem nos preocupar com incidentes técnicos", complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.