A primeira geração digital (ou a última geração analógica)

3

As empresas já conhecem e sentem os efeitos do consumidor na era digital. A capacidade de comparar preços, obter informações e classificações sobre a qualidade de um produto ou serviço gerou um poder de discernimento que torna o consumidor soberano em suas decisões de compra. Estas ferramentas digitais metamorfosearam o perfil consumidor em relativamente pouco tempo com a proliferação maciça e veloz dos computadores, tablets, smartphones — e da própria internet.

No entanto, a mudança mais radical no perfil consumidor ainda está por acontecer. Pela primeira vez na história estamos vendo crianças e adolescentes que cresceram em contato íntimo com o computador e a internet desde a primeira infância. Dispositivos com tela "touch" podem ser utilizados por usuários com cerca de um ano de idade, antes mesmo da alfabetização. Esta é a primeira geração verdadeiramente "digital" desde seu nascimento. Ao mesmo tempo, todos nós que viemos antes disso somos parte da última geração analógica, ou seja, que só teve contato com computadores a partir dos últimos anos da infância ou nos primeiros anos da adolescência.

O contato infantil com computadores e a internet causa transformações profundas, as quais estamos apenas começando a entender. A nova geração digital tem uma mecânica cognitiva inédita, funcionando em tempo real e em múltiplos canais digitais em paralelo – com acesso a uma quantidade de conteúdo quase que infinita via sites, blogs, jogos, redes sociais, centenas de canais de TV a cabo, rádios online etc. Esta geração controla o que faz ou assiste em um ambiente virtual. Consequentemente ocorre um repúdio natural a qualquer conceito que obrigue uma conduta linear — como a grade de programação na televisão, por exemplo.

Este comportamento fragmentado e controlador gera novos tipos de atitude social e altera as relações de interesse. Estas crianças e jovens estão sincronizados como indivíduos na velocidade de mudança do ambiente digital – que é extremamente rápida e agressiva. Algo que é novidade hoje ganha popularidade na mesma velocidade com que pode amanhã entrar na obsolescência. Esta constante metamorfose na relevância dos fatos faz com que a mudança seja algo normal, parte do processo evolutivo. Mudar é natural e mesmo "cool" — gerando até um status social. As coisas ficam rapidamente "chatas", e quem fica imutável acaba ficando para trás em seus relacionamentos com amigos virtuais e mesmo reais.

Esta nova geração digital serão os consumidores com dinheiro para gastar em pouco tempo — e as estratégias atuais de marketing e CRM talvez simplesmente não funcionem com estes grupos. Como gerar lealdade em mentes que acham que a mudança constante é algo natural? Como captar a atenção em um ambiente bombardeado e fragmentado com quantidades quase infinitas de informação e dados?

Para gerar relevância à uma marca e seu produto ou serviço é necessário conhecer o usuário e seu comportamento. Com a nova geração digital, isto só será possível com algoritmos sofisticados analisando quantidades imensas de dados em tempo real, chegando ao ponto de intuir decisões de forma parecida com a psicologia do cérebro humano. Para tal, algoritmos tem de absorver informações initerruptamente, aprendendo continuamente para afinar a precisão de suas decisões de oferta, venda, captação e retenção do consumidor. Neste processo de evolução da inteligência do algoritmo, será crucial a colaboração de profissionais de marketing (seres humanos) com a plataforma — ensinando e direcionando os programas para decisões eficientes.

Interfaces inovadoras, plataformas sofisticadas de software e colaboração de algoritmos com a intuição humana serão fatores críticos para conquistar corações e mentes desta inédita geração digital. A migração das verbas de marketing e comunicação para os meios digitais já é algo notável e diria irreversível. O panorama de inovações e ideias muda cada vez a passos mais largos juntamente com os indivíduos inseridos no complexo e volátil ambiente digital. Aprender a capitalizar neste fenômeno extraordinário será fator competitivo essencial para marcas e seus produtos e serviços nos emocionantes anos à frente.

Marcello Póvoa, diretor da MPP Interativa

*O autor será painelista do Seminário Call Center + CRM 2014, dia 28 de abril, em São Paulo

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho pena dessa geração descrita acima, pois está se impondo cada vez mais um distanciamento do que é realmente importante e natural.
    Crianças não deveriam ser tratadas como consumidoras. Crianças tem que brincar, imaginar, criar e interagir, não apenas a mente mas tambem o corpo.
    As coisas realmente importantes são perenes como a amizade, a familia, o meio-ambiente, os animais de estimação, as aventuras da infância etc. Elas não são efemeras como a moda, a última tecnologia, a vida virtual, os idolos fabricados pela midia etc.
    Temo que nós sejamos a ultima geração que se divertiu de verdade!
    Não me entendam mal, sou da área de informática e adoro tecnologia, mas ainda sei que ela deveria servir para solucionar problemas, não para causa-los…
    Crianças viciadas em tecnologia, super obesas, isoladas, complexadas, consumistas, depressivas e alienadas ao mundo real. Esse é o perigo a ser enfrentado, pois a vida facil apresentada pelo computador é muito mais atrativa que a vida real.

  2. Até o 5º parágrafo nada é novidade e, a partir daí, piora com o requentamento da visão limitada pela ideologia da competitividade e do lucro, onde crianças e adolescentes são apenas "consumidores". A internet vale muito mais pela difusão do conhecimento do que pela "originalidade" da propaganda egoísta e poluente. Seria bom se os empresários a usassem para aprender e se divertir e não para contamina-la com ganância e conteúdo inútil.

  3. Só para lembrar ao autor da matéria que, o mundo é analógico e vai continuar analógico e, nós é que o transformamos em digital. Exemplo: O ouvido é analógico, os olhos são analógicos e numa situação extrema, aquela arma digital dos games, passa a ser analógica na mão de um jovem, que analogicamente vai matar um ser humano que também é analógico.
    Já ouviram falar na frase MENINÃO DE PRÉDIO, POIS É, essa expressa é usada quando se refere aquele jovem que vive trancado num apartamento, jogando games e vendo TV.Só para finalizar, hoje você retira do homem apenas três coisas e mata ele: retira computador, celular e calculadora, pronto. Não se retém mais informação cerebral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.