Quanto custa sua noite de sono?

0

Para as empresas pequenas e médias, tudo relacionado a TI é caro; comprar um servidor é sempre uma briga, equipamentos de rede são sempre desnecessários, até porque ninguém sabe muito bem para que servem. Apresentar, em uma reunião de diretoria, principalmente se a empresa for familiar, que é necessário investir em gerenciamento do ambiente tecnológico, pode, em alguns casos, ser sinônimo de demissão.

O resultado desta displicência com o ambiente tecnológico é encontrar sistemas com aplicações desatualizadas, hardwares com final de vida já decretado há tempos e funcionários desmotivados e, na maioria das vezes, despreparados.

As corporações crescem, os lucros aumentam e a necessidade e dependência do ambiente de tecnologia é cada dia maior. A preocupação em ter um sistema fora do ar é inversamente proporcional à preocupação em investir para que o ambiente não fique indisponível.

O cenário para o caos está desenhado e ele com certeza acontecerá. Quem pensa que é possível preveni-lo, acredite, é impossível. E, como resposta, ainda ouvirá: "estamos assim há tantos anos e nunca aconteceu nada, por que agora vai acontecer?".

E aí o inevitável acontece: um servidor para de funcionar porque o disco rígido apresentou defeito e não está mais acessível. Em poucos minutos a empresa está parada e a confusão instalada. Todos os telefones tocam, as pessoas, desesperadas, se perguntam quando tudo voltará a funcionar e a resposta não vem.

Descobre-se que o servidor não pode ser recuperado, que o disco está inacessível e o: pior que o restore não funciona. Muito dinheiro começa a ser perdido; informações fundamentais para novas vendas, entregas, e tantas outras coisas fundamentais para o funcionamento da empresa desaparecem e ninguém consegue responder como fazer o mundo voltar ao normal.

Noites e noites de sono serão perdidas, dinheiro sem planejamento será gasto e muito trabalho para colocar tudo para funcionar será feito e o pior de tudo, ira demorar muito tempo para a vida voltar ao normal.

Por mais que pareça uma apologia à desgraça, trata-se apenas da descrição de situações que acontecem quase que diariamente em muitas empresas pequenas e médias que continuam a "achar" que investir em TI e em Gerenciamento de ambiente é preciosismo do pessoal de TI. Será?

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.