Cinco tendências para o setor de telecomunicações na América Latina

0

A tecnologia e suas formas de interação estão em constante mudança. Com 2019 já em curso, destaco aqui cinco previsões para os setores de tecnologia e telecomunicações na América Latina e o que podemos esperar.

  1. Operações de rede mais rápidas e eficientes graças à automação inteligente

As redes estão se tornando mais inteligentes graças aos avanços de rede mais proativos. Embora muitas operadoras na América Latina continuem contando com processos antigos e trabalhando de forma reativa, novos progressos tecnológicos vêm criando redes e sistemas capazes de prever falhas e fazer alterações sem a necessidade de intervenção humana, antes mesmo que o problema aconteça. Esse é um passo fundamental em direção a uma verdadeira Rede Adaptativa™, que aumenta a eficiência, reduz custos e ajuda os operadores a alcançarem os resultados esperados, mesmo frente a constantes mudanças de demanda.

A automação inteligente gera também economia nos processos de lançamento dos produtos no mercado, o que é em si um grande diferencial frente à concorrência. Em vez de depender que indivíduos determinem os erros no sistema, fluxos de trabalho automatizados responsáveis por identificar erros no sistema já ajudaram a Ciena a economizar 67% em custos operacionais, aumentar em 15% a aceleração de receita e alcançar retorno sobre os investimentos 5,4 vezes mais rápido.

  1. Primeiros passos em direção ao 5G e a divisão do bolo

A Verizon vai ser uma das primeiras operadoras de rede móvel do mundo a oferecer 5G comercial ainda este ano. A última geração de rede móvel vai focar em uma grande variedade de novas tecnologias, entre elas SDN, NFV, automação inteligente e análise. Um dos principais recursos do 5G vai ser "dividir" a rede física para garantir a performance de rede de ponta a ponta para serviços críticos, como cidades inteligentes, realidade virtual e aumentada. Embora os serviços comerciais de 5G na América Latina estejam a anos de distância, a longa jornada para a 5G pode começar agora com a implantação das tecnologias necessárias.

Os serviços de comunicação de resposta a emergências podem receber uma "fatia do bolo" do 5G para garantir que essas redes nunca falhem. Essa será uma ferramenta essencial para cidades inteligentes, pois ela dará prioridade a serviços essenciais. Acredita-se que o 5G será a maior inovação do setor de telecomunicações da próxima década e, quanto mais as operadoras se movimentarem hoje, mais fácil será a transição no futuro.

  1. Crescente necessidade de proteger dados físicos

A América Latina nunca sofreu tantos ataques cibernéticos como em 2018. Executivos do setor estão começando a perceber o tamanho do risco representados por eles e outros tipos de malware e estão reforçando suas políticas de segurança para proteger dados sigilosos. As principais instituições financeiras do Chile foram vítimas de grandes ataques cibernéticos e perderam milhões de dólares no processo. Outros países como Colômbia, Equador, México e Venezuela são alvos cada vez mais frequentes de ataques de malware: segundo um estudo da ESET, 45% das empresas nesses países já foram afetadas.

As discussões em torno da segurança de rede e segurança de dados devem ganhar ainda mais força em 2019, especialmente em relação à necessidade de desenvolver novas proteções de rede. As organizações precisam usar métodos abrangentes de segurança para garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados em suas redes.  Para evitar tantas ameaças cibernéticas, será necessário reforçar as políticas anti-phishing e introduzir criptografia e outras medidas de segurança, como autenticação em dois fatores. Apesar de útil para garantir maior eficiência e otimização, a Inteligência Artificial (IA) também está sendo usada por criminosos cibernéticos para roubar informações. Ao mesmo tempo, o uso da tecnologia nos pontos certos da rede pode detectar mutações em códigos antigos de malware e ajudar a mitigar os ataques. A criptografia ponta a ponta vai ganhar cada vez mais importância na proteção da privacidade e na segurança das informações, e vai ser usada para todos os dados transferidos pelas redes de fibra óptica.

  1. A adoção da IA nas empresas

A Inteligência Artificial se torna uma realidade cada vez mais comum no dia a dia das empresas, e chegou a hora de reavaliar sua função no ambiente de trabalho. O uso de serviços como o Google Home e o Alexa da Amazon permitem que as pessoas realizem funções básicas em casa e a utilização dentro das empresas é o próximo passo. Na América latina, foi investido cerca de US$ 1,64 bilhão em IA ao longo de 2018 — um aumento significativo em comparação ao US$ 1,1 bilhão investido em 2017, segundo um estudo realizado pela Everis and Endeavor, que cita ainda a proliferação de chatbots (utilizados por 30% das empresas) e a conversão de voz em texto (utilizada por 21% das empresas). A IA ajuda organizações a serem mais eficientes e econômicas, além de reduzir o tempo de pesquisa em grandes conjuntos de dados.

Em maior escala, a infraestrutura de rede de fibra óptica e de pacotes também pode ser reforçada de forma significativa com a IA, outro recurso que pode agregar valor tanto às empresas quanto às operadoras. Ao eliminar a necessidade de diagnosticar um problema depois que ele já ocorreu, a IA usa dados para prever a probabilidade de falhas na rede e resolvê-las antes mesmo de acontecerem, eliminando processos manuais demorados e ressaltando ainda mais a eficiência proporcionada pela tecnologia.

  1. Sistemas mais ágeis

As equipes de TI e de rede costumam operar separadamente, apesar de terem objetivos similares: agilizar processos internamente e para clientes. Atualmente, operadoras latino-americanas usam sistemas rudimentares, operados separadamente pelos dois times por meio de um grande número de processos manuais, resultando em longos períodos entre o estudo de viabilidade de um item e sua entrega. As ineficiências são consequência do grande isolamento das equipes: dados estáticos e fragmentados demandam a utilização de processos manuais, que limitam a visibilidade do serviço em tempo real, cujo resultado é a geração de redes subutilizadas ou muito complexas. Processos como a automação são essenciais para quebrar as barreiras entre as equipes de TI e de rede e para garantir sistemas mais ágeis. Eles serão componentes importantes para a aceleração da transformação digital e para a uniformização dos processos de ponta a ponta.

Com 2020 batendo na porta, é difícil imaginar quais necessidades surgirão na próxima década, e quais inovações serão lançadas em resposta a elas. Os avanços de hoje dão forma à tecnologia de amanhã, sejam eles em 5G, inteligência artificial, automação ou unificação das operações

Hector Silva, CTO e chefe estratégico de vendas da Ciena para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.