Chegar a um faturamento de US$ 500 milhões com uma equipe de 10 mil colaboradores em 2020 na América Latina. Essa é a meta agressiva de crescimento traçada Ankur Prakash, vice-presidente de New Growth e Emerging Markets da Wipro, que assumiu no ano passado a responsabilidade pelos mercados emergentes que envolvem também Canadá e África.
O objetivo, segundo o executivo, é competir com grandes e tradicionais empresas de serviços e consultoria, como Accenture, IBM, Delloitte, além das suas rivais diretas, as indianas Tata e Tech Mahindra.
A empresa, que faturou US$ 7,7 bilhões no ano fiscal 2015/2016, contabiliza mais de 1.200 clientes mundialmente, em 100 diferentes países com quase 173 mil funcionários. A maioria de suas receitas é proveniente da região Américas, com 52,5%, seguida da Europa, com 25,6%, Índia e Oriente Médio com11% e Ásia- Pacífico e Mercados Emergentes com 10,9% do total.
Mesmo com atual cenário econômico, a empresa espera um crescimento de 30% para 2016, onde a grande aposta é o setor de Governo. Com um escritório comercial em São Paulo e um Centro de Entrega Global em Curitiba, no Paraná, contabiliza 17 grandes clientes no país, 37 na América Latina, somando 2 mil funcionários. Tem também 2 escritórios no México, um no Chile, um no Peru e um na Colômbia.
Prakash, de origem indiana, que vive há bastante tempo no México, diz que a maioria dos serviços é prestada na região por profissionais locais, sendo que o México atende alguma demanda proveniente dos Estados Unidos e Europa. "Nosso foco é trabalhar com mão de obra da região, e só quando precisamos de algum executivo com uma expertise diferenciada, trazemos especialistas de outros países", explica.
Diz ainda que a Wipro tem foco apenas nas grandes empresas públicas e privadas, nas verticais de varejo, manufatura, finanças/seguros, manufatura, utilities, telecomunicações e bens de consumo. Mundialmente 25,4% das receitas são oriundas de Bancos e Serviços Financeiros; 15,4% de Bens de Consumo; 18,8% de Manufatura e TI; 13,3% da Saúde e Life Science; 14% de Utilities e Engenharia: 13,1% de Comunicações. Por tipo de serviço, 45,3% são de Business Application Services; 28,9% de serviços de infraestrutura; 10,6% de Business Process Services; 8%, Product Engineering Services; 7,2 Analytics; 1,4% de serviços de consultoria.
Oferece ainda soluções SAP e Oracle, serviços de infraestrutura de TI, BPO, testing applications, consultoria digital. "Dois dos maiores varejistas na região são nossos clientes de Oracle Retais. No último evento global da SAP, o Sapphire, a Wipro foi uma das 5 empresas homologadas para serviços do SAP HANA. Na região temos mais de 200 profissional dedicados a projetos usando SAP", enfatiza Prakash, acrescentando que não descarta a compra de empresas para alavancar esse crescimento projetado.