IEEE quer acelerar a adoção de TICs para estimular o desenvolvimento dos países

0

Setores como de negócios, educação e saúde podem se beneficiar da integração de TIC através do racionamento de seus processos operacionais, ajudando assim a moldar o crescimento geral (ex. O uso de serviços online na educação e nas operações bancárias). De acordo com o engenheiro Raul Colcher, membro brasileiro sênior da IEEE, o Brasil representa um dos mercados mais importantes para todos os acionistas em TICs, e a aceleração do crescimento no desenvolvimento de TICs irá intensificar a internacionalização das companhias brasileiras.

Colcher diz que a introdução de novas soluções tecnológicas irá afetar diretamente a contratação de funcionários pelas empresas, baratear a banda larga, ampliar e melhorar os serviços públicos, estimular a criação de empresas de base tecnológica, além de influenciar os custos das telecomunicações.

"As TICs têm um papel duplo com relação ao desenvolvimento econômico. Nenhum país pode ser competitivo no mercado global sem ter uma estrutura nacional de TIC de ponta combinada à ampla adoção e integração de TICs nas operações cotidianas dos negócios de instituições acadêmicas e governamentais domésticas", disse Stu Lipoff, membro do IEEE."No entanto, há um papel duplo igualmente importante além da integração das TICs nessas operações. Este segundo papel é fomentar a criação de novos negócios que desenvolvam hardware, software e serviços que possam ser vendidos no mercado global. Os países que conseguirem avançar suas economias para além da revolução industrial para alcançar o maior e mais rápido 'trem' da tecnologia da informação irão alcançar crescimento e prosperidade acelerada."

De acordo com o Índice de Desenvolvimento de TICs do Sindicato Internacional de Telecomunicações das Nações Unidas, que monitora e compara os avanços em TICs pelo mundo, o Brasil está em 62º lugar globalmente. "A recessão que estamos vivendo afeta planos de investimento para os usuários finais e, consequentemente, a expansão das redes e serviços existentes, bem como a introdução de novas soluções e tecnologias, fundamentais para o desenvolvimento do pais . No curto prazo, as mesmas dificuldades e constrangimentos econômicos são confrontados, como em outros setores.", explica Colcher.

O Brasil deverá se tornar o quarto maior mercado de TIC do mundo, com empresas de tecnologia e telecom planejando investir mais de US$ 175 bilhões este ano, segundo um analista de mercado da empresa IDC. O mercado de Tecnologia da Informação e comunicação brasileiro conta com investimentos progressivos em empresas de TI e também são usados para construir produtos e sistemas inovadores. O Brasil se encontra num estágio inicial no processo de desenvolvimento de um ambiente sustentável e eficaz dentro das TICs.

O principal desafio do Brasil para se manter em nível internacional é o combate eficaz contra os custos de proteção, que têm de ser tratados com cuidado, "a fim de que as empresas cumpram as normas internacionais, bem como manter clientes internacionais dentro do Brasil". Para estimular o crescimento, o país irá enfrentar um aumento nas tarifas públicas e nos custos de combustível, estreitando o crédito e elevando as taxas de juros.

As TIC são causa e consequência da eficiência econômica do país. "Também é importante intensificar a internacionalização das empresas brasileiras de TIC, não só através de exportações e presença no exterior, mas através da criação de cadeias de valor cooperativas integradas entre empresas brasileiras e estrangeiras", acrescenta Colcher.

O IEEE também esta lançando o Desafio Digital Smart City IEEE. Este desafio será uma experiência online onde usuários poderão escolher uma cidade a partir de um mapa mundial interativo e enviar uma solução sobre como aquela cidade pode modernizar suas comunicações, energia, trânsito ou infraestrutura para se tornar uma cidade inteligente. Esta experiência será disponibilizada na página do IEEE no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.