ABB investe em projeto de integração para garantir controle da produção

0

A ABB iniciou em sua unidade fabril em Guarulhos, na grande São Paulo, um projeto de integração entre o sistema de gestão, o SAP R3, com o PC-Factory MES, software especialista da PPI-Multitask para gestão do chão de fábrica, com a finalidade de garantir a acuracidade do estoque e do apontamento das horas de produção.

Para criar um fluxo de informações em tempo real entre os sistemas, a ferramenta escolhida foi o Magic xpi, da Magic Software. O projeto também prepara a empresa para a fabricação dos equipamentos de média e alta tensão em solo brasileiro.

De acordo com Rafael Leite, analista de TI da ABB, a empresa se encontrava em um estágio de automação que demandava maior controle do estoque e das horas trabalhadas. Também havia necessidade de oferecer maior dinamismo às equipes, o que levou a companhia a investir em código de barras e na mobilidade corporativa a partir de uma aplicação para smartphone do PC-Factory MES, que permite fazer os apontamentos em qualquer local da linha de montagem, sem a necessidade do profissional se deslocar até um computador de mesa para realizar esta tarefa.

"Para levar as informações de consumo, rastreabilidade e horas trabalhadas do PC Factory MES para dentro do nosso ERP, que é o SAP R3, selecionamos o Magic xpi porque ele possui histórico de sucesso neste tipo de projeto, além de ter capacidade de integrar quaisquer sistemas legados utilizados pela ABB. A plataforma Magic xpi é de fácil implementação e garante segurança no tráfego dos dados, além, é claro, da Magic Software ser parceira da PPI-Multitask de longa data e com vários casos de sucesso", conta Rafael Leite.

A primeira fase do projeto envolve o apontamento de 2.200 itens no estoque, cujos dados transitam entre o PC-Factory MES e o SAP R3, e utilizados na produção de 5 a 8 Disjuntores por dia. A montagem dos equipamentos é feita a partir de importação de partes e componentes da matriz. Com a nacionalização, prevista para iniciar em 2016, haverá mais investimentos na melhoria dos processos das unidades fabris. "O projeto de integração PC-Factory MES – Magic xpi – SAR R3 está preparando as nossas unidades brasileiras para o futuro", sentencia analista de TI da ABB. "A próxima unidade a receber a integração é de Sorocaba", revela.

Outro benefício do projeto de integração apontado pelo analista de TI da ABB é a auditoria da capacidade de produção e de número de pessoal utilizado no processo. "O sincronismo automático das informações entre os sistemas nos permitiu apurar que o número de pessoas e os processos são compatíveis com as metas da ABB. Assim, podemos tomar decisões com maior precisão e em tempo real. Nossa meta agora é trabalhar na automação e integração de outros processos de produção", informa.

A ABB tem aproximadamente 4 mil funcionários no Brasil, cinco plantas industriais, vários escritórios regionais, além de outras unidades de serviços. "Por ser a maior fornecedora de motores e drives industriais, a maior fornecedora de geradores para indústria eólica e de redes de energia do mundo, temos a necessidade de investir cada vez mais na melhoria dos processos de produção e de negócios", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.