SDN provoca mudanças no mercado de TIC

0

Um dos fatos que vem chamando a atenção no mercado de tecnologia da informação e comunicação ultimamente é quanto às novas implementações de virtualização de usuários e serviços estarem 100% baseadas em software. Com o SDN (Software Defined Networking), o mercado das redes está sofrendo uma grande revolução e provocando profundas mudanças culturais no mercado Global de TIC.

O impacto econômico do modelo SDN no mercado é enorme e a tendência é de que os projetos de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação poderão custar entre 20% a 40% menor do que custam atualmente. Ou seja, será possível pagar menos pelo hardware, que com o SDN vira commodities e será compartilhado de forma virtual, e ainda economizar tempo e dinheiro nas fases de projeto, implementação e trouble shooting.

Com o SDN, o período entre o projeto e a entrada em operação de uma rede corporativa com todos os ajustes, testes e garantias de segurança que são necessários, passará de meses para dias. Desde o inicio deste ano estamos testemunhando a implantação de SDN via Arista EOS e aplicações de rede programáveis associados, tais como telemetria avançada, OpenWorkload e atualização do sistema inteligente (SSU).

A vantagem dessas aplicações é uma grande economia em OPEX, além de garantir maior agilidade no serviço. O que chama atenção é que o SDN pode se tornar um mercado de US$ 2 bilhões em nos próximos três ou cinco anos. No entanto, ele não pode ser implantado de forma isolada e deve ser construído em configurações híbridas, co-existente com tecidos IP abertos.

Apesar da visão comum de que o SDN é um controlador ou um conjunto de gerenciamento de rede ou OpenFlow, tenho uma visão mais pragmática de que ele é um conjunto de interfaces abertas de programação, que permite os aplicativos conduzirem ações de networking.

Ao contrário do equívoco de que o SDN é apenas um controlador, tenho como base de que ele está dimensionado do plano de controle, gestão e dados com interfaces programáticas e abertas. Isso significa que a personalização da rede com o script de alto nível e programáticas linguagens, APIs estruturas legíveis por máquina e protocolos são baseados em padrões, bem como a interoperabilidade com redes-friendly do controlador.

O SDN oferece mais domínio da configuração de rede e maior controle de inovação e diferenciação e isso permite uma maior aplicação da inteligência baseada no software, promovendo automação das operações e controles de custo, além de liberar e acelerar a criação de novos serviços.

Na realidade, o SDN é nada menos do que a continuidade da computação em nuvem, ou melhor, da virtualização, tendência que teve início com servidores e hoje atinge todos os segmentos, inclusive os data centers. Além disso, a ferramenta é capaz de levar para as empresas a capacidade de ter uma área de TIC que responde com segurança, rapidez e controle quanto aos novos desafios de negócios.

Douglas Falsarella, gerente de redes da Broadtec

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.