Empresas lançam novos dispositivos para monitorar atividades físicas

0

O mercado brasileiro de dispositivos inteligentes vestíveis (wereables) e de fitness está despertando o interessante de vários fabricantes, como Garmin, DL, Epson, Philips-Gibson, Maxprint e Mediatek, apresentam nessa semana seus lançamentos na feira Eletrolar, voltada a cadeia de varejistas.

A Garmin, conhecida no segmento de navegação por satélite, apresentou o relógio inteligente com GPS integrado, Vívoactive, recém-chegado ao Brasil. Ele tem design ultrafino, leve e ainda conta com aplicativos de diversos esportes, monitoramento de atividades e recebimento de notificações de chamadas, mensagens de textos ou e-mails.

Garmin Forerunner 225
Garmin Forerunner 225

Também apresentou a pulseira de bem-estar Vívofit 2 e o relógio com medição de frequência cardíaca no pulso Forerunner 225. Completa o portfólio, o LM, ciclocomputador voltado aos ciclistas e o relógio robusto Epix, específico para práticas outdoor.

Segundo Alexandre Abreu, gerente nacional de Vendas da Garmin no Brasil, o consumidor agora também poderá adquirir os dispositivos diretos na loja de e-commerce da marca, além das lojas de varejo. Outra iniciativa da empresa disponível até o final do ano será um serviço para o mercado corporativo, que através do departamento de recursos humanos poderá estimular e monitorar os funcionários através da plataforma. Se o mesmo desejar, a própria Garmin poderá prestar esse serviço de forma terceirizada, realizando a também a gestão dos dispositivos através do site.

''O setor de recursos humanos poderá avaliar, através de planilhas e relatórios, a condição física dos colaboradores. E pelo dispositivo pode incentivar que os mesmos se exercitem no local de trabalho, como caminhar, por exemplo, através de mensagem que através dos próprios dispositivos'', explica.

Produtos

O Vívoactive vem com visor ultrafino, habilitado para as práticas corrida, ciclismo, golfe, natação e monitoramento de atividades diárias. Para as corridas, o produto mostra ritmo, distância, tempo e velocidade, graças ao GPS e acelerômetro integrado. Além disso, monitora a frequência cardíaca do usuário e tem sincronização de notificações de chamadas, e-mails e mensagens com smartphones (Android e iOS). É o relógio ideal para quem deseja manter-se ativo e conectado o dia todo.

O novo relpógio Fenix 3 multiesporte vem com GPS e tem novos recursos que suprem uma gama de atividades: treinos fitness avançados, trilhas, esqui, escalada, natação, ciclismo e corrida de montanha. Personalizável para cada tipo de atividade, o Fenix 3 tem estética robusta e é indicado para esportes em condições adversas, além disso, é resistente à água em até 100 metros e está disponível nas cores prata, cinza e na opção premium, Safira – que é construída com lentes de safira, resistentes a riscos.

O Vívofit 2, a nova pulseira de bem-estar é ideal para monitoramento diário e definição de metas e treinos. Podendo ser usada 24 horas por dia, oferece informações sobre passos, calorias, distância e horário do dia, além de contar com cronômetro de atividades para gravar e analisar treinos individuais. Para lembrar o usuário que está na hora de se mover, a pulseira também possui alertas sonoros e visor com iluminação de fundo. Disponível em uma grande variedade de cores, o modelo tem um ano de duração de bateria e é resistente à água em até 50 metros.

O novo destaque da empresa entre os relógios para corrida é o Forerunner 225. Com GPS integrado, o modelo mede batimentos cardíacos em tempo real diretamente no pulso. Ideal para treinos de longas horas em todas as condições, o relógio tem uma nova interface gráfica colorida que mostra aos corredores sua zona cardíaca e batimentos por minuto em apenas uma olhada, além de possuir um acelerômetro integrado que permite observar a distância e o ritmo para corridas em ambientes internos sem a necessidade de um contador de passos separado. Para manter os corredores ativos, também monitora atividades diárias, conta passos, calorias e distância.

O Epix é um relógio robusto com GPS, ideal para entusiastas outdoor. Possui tela colorida com alta resolução touchscreen e vem carregado com mapas, além de assinatura gratuita de um ano do banco de imagens de satélite do BirdsEye. Conta memória interna de 8GB para o carregamento de mapas adicionais,  antena de aço EXO com recepção para satélites GPS e GLONASS para uma localização rápida e precisa, além da tradicional funcionalidade de altímetro/barômetro/bússola. Repleto de funções para treinamento esportivo, o Epix é compatível com sensores ANT+, como monitores de frequência cardíaca, sensor de temperatura Tempe, entre outros.

Relógio inteligente

A DL, tradicional fabricantes de tablets, apresentou seu primeiro relógio inteligente: o e-Watch, além de anunciar sua entrada no mercado de celulares, smartphones e notebooks destacáveis.  O e-Watch pode ser usado de forma independente por meio de um chip instalado, ou seja, é um smartphone em formato de relógio. O produto pode ainda ser conectado a um smartphone via bluetooth para fazer e receber chamadas de voz e enviar mensagens de texto.

Ele tem tela touchscreen de 1,54 polegadas, armazenamento interno expansível por até mais 32GB via cartão microSD. O produto estará disponível no varejo a partir de agosto pelo preço sugerido de R$ 459,90.

O gadget possui entrada para cartão de memória microSD de até 32 GB, possibilitando o armazenamento de músicas, vídeos e fotos. Conta ainda com função de rádio FM, ideal para momentos de lazer e descontração. Possui câmera digital integrada, alarme, calendário e muito mais.

O relógio inteligente da DL vem com aplicativos focados em saúde como o pedômetro, que monitora o tempo de corrida e a quantidade de passos em uma caminhada, e o monitoramento de sono, que contabiliza as horas de sono diárias.

Chipset

Mediatek – batimento cardiaco

A Mediatek, fabricante de chips, apresentou alguns projetos para as empresas interessadas em desenvolver aplicações dentro do conceito de IoT e fitness, utilizando a tecnologia Visual Processing Application, que utiliza algoritmos de processamento de sinal e suporte a câmeras superpotentes em smartphones com o chip Helio x20.

 

Uma das aplicações apresentadas permite identificar os batimentos cardíacos de uma pessoa à distância, sem sensor de contato. Basta direcionar a câmera do celular para a pessoa, pois essa tecnologia permite detectar pequenas alterações de cor na pele que são causadas pela circulação sanguínea.

Outra solução é voltada a monitorar crianças, através de um chip inserido na sola do tênis, que possibilita monitorar através de um GPS conectado ao 3G a localização da criança. Esse chip é carregado no modo wirelles através de uma base onde o tênis é colocado. Dentro de conceito de IoT, outra aplicação é para os amantes de preparar bebidas caseiras, onde uma barômetro serve para monitorar através de um smartphone o calor da mistura que está sendo preparada.

Óculos inteligentes

A Epson, subsidiária do grupo japonês Seiko, também está comercializando no país os óculos inteligentes Moverio, modelo BT-200, um produto voltado para aplicações nos mais variados setores, tais como entretenimento, indústria, medicina, varejo, acessibilidade e educação.

epson

A empresa, reconhecida por suas tecnologias de projeção, miniaturização e sensores, é precursora no mercado de tecnologias vestíveis, uma área que movimentou mundialmente no ano passado, vendas de 21 milhões de dispositivos, de acordo com o instituto de pesquisa IDC. "A Epson foi pioneira no desenvolvimento e na produção em escala dos smart glasses com foco em realidade aumentada (RA). Trata-se dos primeiros óculos inteligentes com foco em RA comercializados no Brasil", salienta Eduardo Valentin Gonçalves, gerente de grupo de produtos da Epson.

Capaz de aproveitar todo o potencial da realidade aumentada (RA) – em que informações virtuais são adicionadas aos ambientes reais – os novos óculos inteligentes possuem um sistema de lentes que projeta a imagem a um campo de visão equivalente a 23 graus. O efeito óptico do tamanho da tela projetada depende da distância em que a pessoa está focalizando sua visão. A uma distância de 5 metros, por exemplo, é possível ter a experiência de visualizar uma tela de oitenta polegadas.

O BT-200 permite ao usuário, ainda, assistir a conteúdos em 3D, apresenta ajuste da luminosidade por meio de lentes escuras para a melhor visualização em ambientes muito claros e oferece várias opções de conectividade, incluindo Wi-Fi, Bluetooth 3.0 e Miracast, o que viabiliza a integração com outros dispositivos inteligentes e operações de navegação na web e transmissão de vídeos.

Possibilitando que as aplicações de RA sejam projetadas através de imagem de alta qualidade, com percepção de até 320 polegadas e resolução HD, e pesando apenas 88g, o Moverio BT200 incorpora câmera, giroscópio, GPS, e outros sensores, que combinados com softwares, proporciona inúmeras aplicações. Graças a esses recursos, o "wearable" detecta os movimentos do usuário e informações do seu entorno, proporcionando experiências inovadoras.

O Moverio já está sendo utilizado em diferentes aplicações, principalmente na área comercial. Como permite uma maior interação com o produto na hora da venda, agrega valor ao cliente ao realçar as características importantes e aumentar a percepção do real. Em novos empreendimentos de construtoras, por exemplo, o comprador poderá utilizar os óculos para simular diferentes acabamentos para os apartamentos, visualizando pisos, cores das paredes e a disposição de móveis e armários.

Em aplicações na área educacional, o Moverio projeta conteúdos 3D e informações adicionais a partir de um marcador (uma imagem em um livro, um QR code ou mesmo um objeto) logo à frente dos olhos, deixando as mãos livres para o aluno interagir com o conteúdo enquanto aprende.

Os óculos inteligentes da Epson também podem ser aplicados em soluções de acessibilidade para deficientes auditivos em cinemas. Isso é possível por meio de um aplicativo desenvolvido para a sincronização de legendas áudio-descritivas ou a inclusão de intérprete de libras (a linguagem de sinais), enquanto a pessoa assiste a um filme com os óculos.

As possibilidades de aplicações da RA são inúmeras, pois basta que seja desenvolvido um novo aplicativo para cada necessidade de utilização. A cada dia, novas aplicações estão sendo criadas, ampliando o portfólio de soluções do Moverio BT-200, uma ferramenta dinâmica e de alta tecnologia, que proporciona uma experiência de imersão na realidade aumentada.

Gadgets

A Philips – Gibson  apresentou dois novos gadgets que servem para monitoramento, como pode exemplo de bebês. A diferença entre os sistemas atuais é que eles são bidirecionais. O modelo M120- possui visão noturna, imagem em HD, funciona online via app de smartphone. Você pode ouvir o que está acontecendo no ambiente e responder de volta. Já o B120, além de todas as características do M-120, possui condições do ambiente que medem a temperatura e umidade. Via smartphone a mãe pode falar com o bebê, receber alertas quando muda a temperatura do quarto e ou mesmo tocar uma música de ninar à distância.

A Gibson é parte Gibson Brands Inc que recentemente assumiu o portfólio de marcas da Philips: Philips Fidelio, Gibson, GoGear, Onkyo e Treiner. Além das tradicionais guitarras, a empresa agora atua nos segmentos de estilo de vida.

Maxprint-300x200O Headphone Viber Bones foi um dos lançamentos da Maxprint. O produto conta com tecnologia de indução óssea que emite ondas vibratórias ao invés de sons. Com ele, é possível ouvir música ficando com os ouvidos livres, garantindo conforto e segurança para praticar esportes ao ar livre, como andar de bicicleta ou executar outras atividades, como dirigir, sem o risco de perceber sons emtotidos por buzinas, por exemplo. Com bateria interna recarregável, o headphone reproduz até 4 horas de música e tem conexão bluetooth.

A Maxprint é uma Divisão do Grupo Rio Branco, conglomerado brasileiro com faturamento anual de R$ 600 milhões, em seu portfólio de marcas além de Maxprint, constam as marcas Dazz e Gothan. o portfólio de produtos estão itens para escritório, acessórios e equipamentos de informática e conectividade, produtos eletrônicos e áudio e vídeo e equipamentos e acessórios de som automotivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.