Serpro desenvolve soluções de Inteligência Artificial para a PGFN

0

Atendimento cada vez mais fácil, ágil e seguro ao cidadão é a expectativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) com duas soluções de Inteligência Artifical (IA) desenvolvidas pelo Serpro. A primeira delas é uma rede neural, que usa algoritmos de aprendizagem de máquina, para identificação de padrões e classificação dos requerimentos de revisão de dívida dos contribuintes. A segunda solução é um chatbot, também conhecido como assistente virtual, um programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas

O gerente do Departamento de Negócios de Soluções para PGFN do Serpro, Luiz Tomé, explica que a rede neural vai interpretar as solicitações realizadas pelos contribuintes e sugerir para o procurador responsável o deferimento ou indeferimento do pedido. Já o chatbot será incluído no site do Regularize, portal de serviços da PGFN, com objetivo de tirar dúvidas e dar algumas orientações. "No momento, uma Prova de Conceito (POC) da tecnologia de IA para o cliente está em fase de conclusão. Até o início de 2020, a solução será disponibilizada efetivamente," comenta o gerente.

"São soluções inovadoras, que fogem do tradicional, por empregarem as mais modernas técnicas de inteligência artificial do mercado. A PGFN se beneficiará com a redução do tempo gasto pelos procuradores na análise de requerimentos, pois a IA permite a automatização de processos, que antes eram feitos por humanos e passam a ser automáticos, trazendo, portanto, mais eficiência ao processo. Os contribuintes também se beneficiarão com a agilidade nas respostas e com a maior facilidade na obtenção de informações", pontua o gerente.

O desenvolvimento dessas ferramentas está sob a responsabilidade da Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro, que tem um Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial (CoE), atuante para prover melhores práticas, desenvolvimento de soluções, pesquisa e inovação, suporte e treinamento.

O procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, Cristiano Neuenschwander de Morais, ressalta que a PGFN vem adotando diversas iniciativas com objetivo de realizar a transformação digital do órgão e, com isso, aumentar a entrega de valor para a sociedade. E destaca: "assim, a utilização de ferramentas de inteligência artificial nos diversos processos de trabalho é fundamental para o sucesso das estratégias. Nesse contexto, a solução desenvolvida pelo Serpro, que objetiva auxiliar nas análises dos requerimentos dos contribuintes, possui grande potencial para melhorar o tempo e qualidade das respostas aos contribuintes. O Serpro é parceiro estratégico da PGFN, cuja importância é cada vez mais realçada a cada nova entrega apresentada".

PGFN

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), dentre outras atribuições legais, é responsável por inscrever em Dívida Ativa da União (DAU) e efetuar a cobrança de débitos tributários e previdenciários, vencidos e não pagos.

Dentre as perguntas mais frequentes encaminhadas para o órgão, destacam-se as de pagamentos de débitos, parcelamentos, cadastramento no Regularize e registro de denúncias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.